Crianças da escola pública de São Paulo são artistas de projeto sobre vida e obra de Itamar Assumpção
Mostra 'Assim o Ita Ensina' fica aberta ao público no Centro Cultural da Penha, zona leste da capital paulista
30/09/2024 19h20
O Instituto MU.ITA – Museu Itamar Assumpção apresenta até 26 de outubro a exposição 'Assim o Ita Ensina'. A mostra, com entrada gratuita, traz obras de crianças da rede pública de São Paulo inspiradas na trajetória do cantor e compositor brasileiro Itamar Assumpção.
Fruto do primeiro projeto educativo do instituto em escolas públicas da capital, a ação ocorre no Centro Cultural da Penha, bairro da zona leste no qual o artista homenageado morou por mais de 30 anos.
Com curadoria da multiartista mineira Maré de Matos, a exibição traz interpretações e reflexões dos estudantes sobre musicalidade, poesia, cultura brasileira, identidades periféricas, racismo e negritude.
As atividades que resultaram na mostra ocorreram de abril a agosto, tendo participado as escolas EMEI Nelson Mandela (Educação Infantil), localizada na zona norte, e a EMEF João de Lima Paiva (Ensino Fundamental), na zona leste paulistana.
A iniciativa contou com arte-educadores que realizaram oficinas semanais com vivências, experimentações e construções coletivas, a fim de promover habilidades como a criatividade, o autoconhecimento, a melhora da autoestima e criando novas formas de imaginar o futuro por meio da arte.
"Assim como Itamar, essas crianças e jovens ensinam que a arte ultrapassa qualquer limite. Ela é força, é transformação, é resistência!", disse a organização em publicação nas redes sociais.
Leia também: Musical Rocky Horror Show volta ao Brasil para celebrar 50 anos do filme
Com a proposta de democratizar o acesso, a mostra ainda conta com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, legendas em Libras e Braile, audioguias e monitores treinados.
A infraestrutura do espaço também é adaptada para pessoas com dificuldades de locomoção, com rampas de acesso e elevadores.
Fundado em 2020 como um espaço virtual para celebrar a obra, a memória e a contribuição cultural e social de Itamar à música brasileira, o MU.ITA é o primeiro museu virtual de um artista negro no Brasil e inclui mais de dois mil itens digitalizados do artista, desde composições até objetos pessoais, fotografias e entrevistas.
Assim como o acervo virtual, o acervo físico do museu passa por um processo de reorganização e modernização. Novas instalações serão implementadas na casa que Itamar viveu na Penha e onde, ainda hoje, mora sua companheira, Zena Assumpção.
A exposição também acontecerá no museu virtual e é realizada através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio da Redecard e apoio da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo e do Centro Cultural da Penha.
Serviço
Período: 27 de setembro a 26 de outubro de 2024
Local: Centro Cultural da Penha - Largo do Rosário, 20 – Penha de França, São Paulo – SP
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h e Domingo, das 10h às 20h
Valor: entrada gratuita
Mais informações no site oficial
Leia também: Conheça cinco livros infantis para combater o capacitismo
REDES SOCIAIS