Entretenimento

Finalista do Prêmio Jabuti, Luna Vitrolira lança 'Memória tem Águas Espessas'

Lançamento está previsto para novembro deste ano


23/10/2024 20h00

A poeta, performer e pesquisadora Luna Vitrolira lança em novembro seu mais novo livro, 'Memória tem Águas Espessas'. 

Na obra, publicada pela editora Diadorim, a escritora e companheira do pianista Amaro Freitas mergulha em uma jornada pessoal e ancestral, em reconexão com suas raízes na Zona da Mata de Pernambuco.

O livro contempla temas como a memória, a identidade, a complexidade do passado colonial brasileiro e a própria cultura afro-brasileira. É nesse contexto que Luna aborda tanto o sentimento de não ter família quanto a desconexão com o passado, reflexo do sistema escravocrata que dispersou a genealogia do povo negro no Brasil.

Finalista do Prêmio Jabuti em 2019 com 'Aquenda: o amor às vezes é isso' (Editora Livre, 2018), e jurada de prêmios literários, Vitrolira vem se consolidando como uma importante voz da poesia contemporânea no Brasil.

"É uma obra de cura, em que busco reconciliar minha história com a dos meus ancestrais. Quando escrevo, penso em libertar nossos antepassados das prisões invisíveis do esquecimento", destaca a autora.


Leia também: Público decide rumos da história em "Fractal - Teatro Labirinto", peça que celebra o universo feminino

O lançamento inclui eventos em Pernambuco e São Paulo, além de vivências em escolas pernambucanas, como parte de uma ação do edital do Funcultura. O projeto inclui doações de exemplares para instituições culturais e educativas. 

Natural de Recife e criada em Paulista (PE), Luna iniciou sua trajetória artística aos 15 anos na cena da poesia falada, no sertão do Pajeú (PE).

Com uma trajetória marcada pela oralidade e pela poética das vozes, ela já se apresentou em eventos como a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e a Bienal do Livro de Pernambuco.

Além de sua carreira artística, tem ainda uma voz ativa em projetos de inclusão social e equidade de gênero, atuando em programas voltados para as juventudes periféricas.

Serviço - "Memória tem Águas Espessas"

Editora: Diadorim (120 páginas)
Temática: Memória, ancestralidade, cura e perdão
Site para compra 

Leia também: Descubra dez produções de true crime para maratonar no streaming

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de SP oferece transporte gratuito no segundo turno das eleições

Coreia do Norte já enviou três mil soldados à Rússia, dizem autoridades sul-coreanas

PF faz operação contra queimadas no Amazonas que causaram dano de R$ 138 milhões

Defesa Civil de SP alerta para rajadas de vento entre quinta (24) e sexta-feira (25)

Aeroporto de Birmingham, na Inglaterra, é evacuado por duas horas após relato de veículo suspeito