Relembre exposição de Evandro Teixeira no IMS sobre a ditadura chilena
Fotógrafo baiano morreu nesta segunda-feira (4), aos 88 anos
04/11/2024 19h20
Evandro Teixeira, considerado um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro, morreu nesta segunda-feira (4) no Rio de Janeiro.
Para homenagear os 88 anos de trajetória do fotógrafo baiano, o site da TV Cultura relembra a exposição ‘Evandro Teixeira, Chile 1973’. A mostra ficou em cartaz de março a julho do ano passado no Instituto Moreira Salles - Paulista, em São Paulo.
O público pôde conferir cerca de 160 fotografias em preto e branco, livros, fac-símiles e objetos como máquinas fotográficas e crachás de imprensa, resultado da captação durante a ditadura no Chile.
Na época, o programa Metrópolis acompanhou de perto a exposição. Assista:
Leia também: Adaptação musical de 'Dom Casmurro', obra de Machado de Assis, estreia em São Paulo
No Chile, Evandro registrou o bombardeio do Palácio de La Moneda, a presença de prisioneiros políticos no Estádio Nacional em Santiago e o enterro do poeta Pablo Neruda.
O brasileiro foi o único fotojornalista a fazer imagens do corpo de Neruda, ainda na clínica onde estava internado, quando morreu logo depois em 23 de setembro de 1973. Também acompanhou o velório e o enterro do escritor, que teria sido morto por envenenamento, segundo recente conclusão de peritos internacionais.
Também há imagens produzidas pelo fotógrafo durante a ditatura militar brasileira, em diálogo com o contexto histórico chileno.
O IMS ainda disponibiliza um tour virtual pela exposição, que pode ser acessada no site oficial do instituto.
Foto: Reprodução/Site IMS
Em quase 70 anos de atividade, Teixeira cobriu o golpe militar em 1964, as manifestações estudantis de 1968, as visitas da Rainha Elizabeth e do Papa João Paulo II. Documentou fome e pobreza, o esporte, o carnaval e as festas populares.
O fotógrafo estava internado na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, com um quadro de pneumonia. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos em decorrência do quadro respiratório.
Leia também: Seu Tuta, fundador da Jovem Pan, morre aos 93 anos
REDES SOCIAIS