Entretenimento

Relembre exposição de Evandro Teixeira no IMS sobre a ditadura chilena

Fotógrafo baiano morreu nesta segunda-feira (4), aos 88 anos


04/11/2024 19h20

Evandro Teixeira, considerado um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro, morreu nesta segunda-feira (4) no Rio de Janeiro. 

Para homenagear os 88 anos de trajetória do fotógrafo baiano, o site da TV Cultura relembra a exposição ‘Evandro Teixeira, Chile 1973’. A mostra ficou em cartaz de março a julho do ano passado no Instituto Moreira Salles - Paulista, em São Paulo. 

O público pôde conferir cerca de 160 fotografias em preto e branco, livros, fac-símiles e objetos como máquinas fotográficas e crachás de imprensa, resultado da captação durante a ditadura no Chile. 

Na época, o programa Metrópolis acompanhou de perto a exposição. Assista: 

Leia também: Adaptação musical de 'Dom Casmurro', obra de Machado de Assis, estreia em São Paulo

No Chile, Evandro registrou o bombardeio do Palácio de La Moneda, a presença de prisioneiros políticos no Estádio Nacional em Santiago e o enterro do poeta Pablo Neruda.

O brasileiro foi o único fotojornalista a fazer imagens do corpo de Neruda, ainda na clínica onde estava internado, quando morreu logo depois em 23 de setembro de 1973. Também acompanhou o velório e o enterro do escritor, que teria sido morto por envenenamento, segundo recente conclusão de peritos internacionais.

Também há imagens produzidas pelo fotógrafo durante a ditatura militar brasileira, em diálogo com o contexto histórico chileno.

O IMS ainda disponibiliza um tour virtual pela exposição, que pode ser acessada no site oficial do instituto.

Foto: Reprodução/Site IMS

Em quase 70 anos de atividade, Teixeira cobriu o golpe militar em 1964, as manifestações estudantis de 1968, as visitas da Rainha Elizabeth e do Papa João Paulo II. Documentou fome e pobreza, o esporte, o carnaval e as festas populares.

O fotógrafo estava internado na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, com um quadro de pneumonia. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos em decorrência do quadro respiratório.

Leia também: Seu Tuta, fundador da Jovem Pan, morre aos 93 anos

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições presidenciais nos EUA: entenda como funcionam os votos

Itamaraty confirma morte de bebê brasileira de 1 ano em ataque no Líbano

Morre Evandro Teixeira, um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro, aos 88 anos

Seu Tuta, fundador da Jovem Pan, morre aos 93 anos

ANPD abre processo contra o TikTok por suspeita de violação de dados de crianças e adolescentes