Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Neste domingo (10), estreia na Rádio Cultura Brasil (77,9 MHz) a série Radiografia, concebida e apresentada pelo jornalista e crítico musical Sérgio Martins. Em 13 episódios, a nova produção tem o objetivo de retratar grandes nomes do pop nacional, nos diferentes estilos. Rita Lee e Roberto de Carvalho estão na edição de abertura, que conta com um depoimento especial do compositor. A produção vai ao ar aos domingos, às 9h.

Com 14 representantes do pop nacional, Radiografia faz um recorte do final dos anos 1970, início dos anos 1980, quando o casal Rita Lee & Roberto de Carvalho instituiu um conceito sonoro em suas criações. Os outros nomes que compõem a série são Chico César, Vanessa da Mata, Nando Cordel, Dani Black, Tim Bernardes, Carlinhos Brown, Marisa Monte, Nando Reis, Marina Lima, Flávio Venturini, Lulu Santos, Michael Sullivan & Paulo Massadas e Adriana Calcanhotto.

O programa traz um pequeno histórico desses nomes, depoimentos e até canções de autoria desses compositores que foram gravadas por outros intérpretes.

Leia também: TV Cultura estreia novos programas e séries até o final do ano


Sobre a Música Pop

De acordo com sua definição mais corriqueira, é toda composição de fácil assimilação, perfeita para ser cantada pelo público e tocada nas rádios. A sua origem data dos anos 1950, quando os jovens que nasceram depois da Segunda Guerra Mundial queriam um estilo de composição e letras que falassem mais de seu dia-a-dia. Ou, como Keith Richards, dos Rolling Stones, declarou certa vez: "Quando eu conheci o blues e Elvis Presley, deixei de escutar as músicas que meus pais ouviam e passei a ter a minha coleção de discos."

O cancioneiro pop tem sua origem, principalmente, nos ritmos negros - o blues, o Rhythm and Blues, o jazz, o soul. Mas no Brasil, país de dimensões continentais, o gênero é muito mais abrangente. O pop nacional tem de nomes que adaptaram a sonoridade anglo-americana até compositores que estudam os gêneros tipicamente locais, como o forró, o baião e ritmos afro-brasileiros. Uma mistura que rende uma sonoridade única e especial.

Leia também: Cantora Manu Gavassi anuncia primeira gravidez