Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem | TV Cultura - Divulgação
Montagem | TV Cultura - Divulgação

O Prêmio Griô faz homenagem à cantora Leci Brandão e ao dancer Nelson Triunfo. O evento faz parte da programação da Boogie Week, festival multidisciplinar dedicado à celebração da excelência negra em suas múltiplas expressões artísticas e vivências.

A cerimônia de premiação acontece nesta sexta-feira (22), no Espaço Unimed, em São Paulo. Na mesma noite, haverá ainda show dos Racionais MC's. Os ingressos já estão esgotados. 

Inspirado nos tradicionais griots da África Ocidental, o prêmio reconhece personalidades negras que atuam como guardiões e disseminadores da cultura, história e saberes ancestrais.

Em 2023, foram homenageados Beth Beli, cofundadora do bloco Ilú Obá De Min, e Emanoel Araújo (homenagem póstuma), criador do Museu Afro Brasil. Em 2022, foram os cantores Lady Zu e Carlos Dafé, e em 2021, o ator Antônio Pitanga e a intelectual Conceição Evaristo.

Conheça os homenageados 2024

Leci Brandão

Trata-se da primeira mulher a integrar a ala de compositores da Mangueira. Leci "fez nos palcos trincheiras", cantando e lutando por igualdade racial, direitos das mulheres, juventude negra e LGBTQIA+, além de valorizar as raízes das tradições afro-brasileiras.

Hoje, com quase 80 anos de vida e mais de 40 de carreira, é deputada estadual, cantora e compositora.


Nelson Triunfo

O pernambucano nunca imaginaria que sairia de uma cidade como Triunfo, no sertão do estado, para ficar conhecido no Brasil como o precursor dos ideais da cultura hip-hop, tornando-se uma das maiores referências da cultura da dança de rua.

Sempre usando uma touca com as cores da Jamaica, ele cresceu cercado por danças como maracatu e frevo. Mais tarde ganharia o país com um jeito diferente de dançar. Em São Paulo, conheceu o soulfunk e ajudou a erguer os pilares da cultura hip-hop na década de 80.


Leia também: Livro que inspirou "Ainda Estou Aqui" é o mais vendido na Amazon Brasil após sucesso do filme

A programação da Boogie Week teve início no último dia 20, no Tendal da Lapa, por onde passaram o grupo Pagode da 27, o duo Deekapz e a cantora Mannda Lym, além de DJs, bate-papos e uma feira cultural, com empreendedores periféricos selecionados especialmente para a Boogie Week.

Neste sábado (23), acontece o Summit “Caminhos Possíveis”, voltado especialmente a jovens estudantes em fase de construção de carreira. A ação gratuita contará com as participações de Rhudson Victor, comediante, Bárbara Karine, escritora, palestrante e professora, e Samuel Gomes, escritor, ativista, palestrante e designer. O summit é gratuito, com direito a certificado de participação.

As inscrições já foram encerradas, mas será possível assistir à transmissão pelo canal da Boogie Naipe no YouTube.

A programação se encerra no dia 29 de novembro, com um show extra dos Racionais MC's no Espaço Unimed. Os ingressos já estão esgotados.

A idealização e a realização do evento são da Boogie Naipe e a produção da Boogie Week 2024 é da InHaus.


Leia também: Exposição "Castelo Rá-Tim-Bum 30 Anos" é prorrogada até janeiro de 2025