Internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o maestro João Carlos Martins, passou por uma cirurgia nesse sábado (4) para retirada da vesícula biliar.
De acordo com o boletim médico, o procedimento "transcorreu sem intercorrências", apesar do documento não detalhar o atual estado de saúde dele.
Enquanto estiver internado, ele será acompanhado pelas equipes de Raul Cutait e Roberto Kalil Filho.
Leia também: Aos 91 anos, ator Ary Fontoura lamenta morte da irmã mais velha: “Meu amor é eterno”
A trajetória do maestro, que atualmente está com 84 anos, é cheia de desafios e superação. Aos 18 anos, o então pianista começou a sentir os primeiros sintomas de distonia focal, uma doença neurológica que afeta os músculos e a coordenação.
Em 1965, aos 25 anos, se machucou em uma partida de futebol em Nova York. O acidente prejudicou os movimentos de três dedos. 30 anos depois, durante um assalto sofrido em 1995 na Bulgária, ele levou um golpe na cabeça com uma barra de ferro.
A lesão ocasionou problemas neurológicos que comprometeram os movimentos da mão direita. Em 2003, com o avanço da doença neurológica, Martins se viu obrigado a se aposentar dos pianos e, no ano seguinte, estreou como maestro regente. Apesar das limitações, atualmente usa luvas biônicas para tocar.
Leia também: Globo de Ouro 2025: data, onde assistir e destaques da premiação
REDES SOCIAIS