Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Instagram @karsiagascon
Reprodução | Instagram @karsiagascon

Após a atriz Karla Sofia Gascón afirmar que é atacada nas redes sociais por pessoas que trabalham com Fernanda Torres, internautas começaram a se perguntar se a fala poderia gerar alguma consequência para a artista espanhola na corrida pelo Oscar.

A declaração de Karla à Folha de S. Paulo foi divulgada na última quarta-feira (29). Na ocasião, a protagonista do longa ‘Emilia Pérez’ disse: “Há pessoas que trabalham com Fernanda Torres que falam mal de mim e de ‘Emilia Pérez’. Isso fala mais deles e de seu filme do que do meu”, declarou a atriz.

O filme ‘Ainda Estou Aqui’, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres, concorre com ‘Emilia Pérez’ em três categorias do Oscar: “Melhor Filme”, “Melhor Filme Internacional” e “Melhor Atriz”.

Leia também: 'Larissa: O Outro Lado de Anitta': Netflix anuncia novo documentário sobre a cantora



O que diz o regulamento do Oscar?

Todos os anos a Academia revisa o regulamento para campanha dos indicados ao Oscar. O material define as regras e estabelece punições para os concorrentes ao prêmio em suas ações promocionais.

O capítulo 4 do documento, que trata de mídias sociais, ressalta que “membros, empresas cinematográficas e indivíduos diretamente associados a um filme elegível devem estar cientes do impacto que suas comunicações públicas podem ter, direta ou indiretamente, na promoção de um filme, performance ou conquista, bem como o processo de premiação”.

Segundo o regulamento, manifestações públicas feitas por membros da Academia, empresas cinematográficas ou indivíduos diretamente associados a um filme elegível não podem:

- Declarar decisões, preferências ou estratégias de voto;

- Incentivar ou desencorajar membros a votarem em qualquer filme, performance ou conquista;

- Fazer referência a uma reunião cinematográfica que não atenda ou exceda requisitos de elegibilidade do Oscar, como Padrões de Inclusão ou limites de distribuição nos cinemas;

- Compartilhar informações enganosas ou falsas sobre um filme, performance ou conquista.

Ainda de acordo com o regulamento, as penalidades podem incluir:

-Suspensão ou revogação de privilégios de correspondência e comunicações;

-Revogação de privilégios para participação de eventos da Academia;

-Desqualificação de filme, performance ou conquista para consideração de prêmios;

-Rescisão de uma indicação ao Oscar;

-Revogação de privilégios de voto;

-Suspensão da adesão à Academia;

-Expulsar um membro da Academia.

O documento deixa claro que a própria Academia é a responsável por classificar um ato de campanha irregular ou não.

Eventuais violações de ações promocionais podem ser denunciadas ao contato oficial da Academia PromotionalRegulations@oscars.org.



Repercussão

Na noite da última quarta, Karla Sofía Gascón divulgou um comunicado à revista Variety. Ela afirmou que é uma “enorme fã da atriz brasileira” e que “tem sido maravilhoso conhecê-la nos últimos meses”.

“Nos meus comentários recentes, eu estava me referindo à toxicidade e ao discurso de ódio violento nas redes sociais que, infelizmente, continuo a experienciar. A Fernanda tem sido uma aliada incrível, e ninguém diretamente associado a ela tem sido nada além de solidário e extremamente generoso”, menciona a nota da espanhola, que se tornou este ano a primeira atriz trans indicada ao Oscar.

Com a rivalidade estabelecida entre o filme brasileiro e o representante da França na briga pelo prêmio mais prestigiado do cinema, internautas brasileiros promoveram ataques contra Karla Sofia Gascón nas redes sociais.

A espanhola chegou ao ponto de pedir indiretamente ajuda à atriz brasileira para lidar com os haters do Brasil.

Diante da situação, Fernanda Torres foi às redes e pediu que os fãs brasileiros mandassem mensagens de carinho para a atriz espanhola.

Não vamos alimentar ódio. Eu quero dizer, Karla Sofia Gascón, te amo para sempre. Uma mulher generosa, talentosa que merece da gente todo o nosso carinho”, disse a atriz brasileira em suas redes sociais.

Leia também: “Round 6”: terceira e última temporada ganha data de estreia