Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Oscar
Reprodução | Oscar

A votação final do Oscar 2025 começa nesta terça-feira (11). A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tem até o dia 18 para escolher os vencedores das 23 categorias do prêmio.

Neste ano, o Brasil é representado pelo filme “Ainda Estou Aqui” na premiação. O longa concorre na categoria de “Melhor Filme Estrangeiro” e “Melhor Filme”. Já a protagonista Fernanda Torres disputa o prêmio de “Melhor Atriz”.

Leia mais: Semana do Cinema: promoção recebe mais de 2,7 milhões de brasileiros no fim de semana

“Emília Pérez” é o filme mais indicado desta edição, com 13 nomeações.

A cerimônia do Oscar 2025 acontece em 2 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Entenda como funciona a votação 

O processo de votação acontece em duas etapas. Primeiro, os membros votam nas categorias relacionadas à sua área de atuação. Por exemplo, os atores escolhem os indicados para Melhor Ator e Atriz. Na segunda e última fase, todos os membros podem votar em todas as categorias, independentemente da especialização.

Na categoria de Melhor Filme, todos os votantes usam o sistema de “voto preferencial”, no qual classificam os filmes por ordem de preferência. Os membros da academia ordenam os indicados a Melhor Filme de 1 a 10, do preferido (1) ao menos preferido (10).

Cerca de 9,9 mil membros estão habilitados para votar neste ano. Do total, 60 são brasileiros, como Fernanda Montenegro, Wagner Moura e Alice Braga. 

Leia também: Oscar 2025: saiba quando será premiação e onde assistir