Missão do Dia leva Osório a descobrir o trabalho dos catadores e a importância da reciclagem
Agente aprende como dar destino correto ao que sobra em casa e evitar desperdícios
27/11/2025 10h29
No novo episódio do Quintal da Cultura, uma simples faxina pós-festa se transforma em aprendizado. Depois de uma comemoração na B.O.R.A, Cacá e o agente Osório se deparam com garrafas, copos e papéis espalhados, e uma missão urgente: entender o que é lixo, o que é resíduo e como dar o destino correto a cada material.
Ao perceber que resíduos recicláveis e lixo não são a mesma coisa, Osório assume a Missão do Dia e parte para um ponto de coleta. Lá, é recebido por Laura da Cruz, educadora ambiental que apresenta o processo de separação e revela cuidados essenciais: lavar embalagens, separar papel, plástico, metal e vidro, além de embalar itens cortantes para evitar acidentes com catadores.
Leia também: Jovens músicos da Paraíba, São Paulo e Rio participam da quarta eliminatória do Prelúdio neste domingo (30)
Durante a visita, Osório descobre que o trabalho dos catadores vai muito além da coleta. Eles identificam, organizam, vendem e destinam corretamente aquilo que pode ser reaproveitado. O episódio acompanha ainda Lucimara dos Santos, catadora que trabalha no centro da cidade e mostra a rotina, os desafios e o carinho pelas carroças, transformadas em verdadeiras obras de arte com materiais reciclados e reaproveitados.
Inspirado por tudo o que viu, Osório retorna com novas ideias e propõe organizar um mutirão de coleta com vizinhos e amigos para aumentar a quantidade de materiais destinados a quem vive da reciclagem. Para completar, Ro.Bora celebra seu próprio exemplo: construída com peças reaproveitadas, ela reforça que pequenas ações podem gerar grandes mudanças.
Assista ao episódio completo:
Sobre o Missão do Dia
Na nova série do Quintal da Cultura, Cacá, Doroteia, Quelônio, Osório, Minhoquias e Ludovico se aventuram em diversas missões. Na B.O.R.A., a garota brilhante, apaixonada por ciência e tecnologia, com a ajuda de Ro.Bora, uma IA criada por ela, e toda a turma, desbrava a cidade ao lado dos amigos.
A proposta central é unir entretenimento e conhecimento, despertando nas crianças a curiosidade pelo mundo ao seu redor. O programa estimula o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a busca por soluções criativas para superar desafios. Além disso, promove o interesse por história, cultura e geografia por meio de aventuras que exploram patrimônios históricos e culturais da cidade, ao mesmo tempo que reforça valores como empatia e consciência social. Semanalmente, vai ao ar de segunda a sexta, às 11h45 e 16h30, e aos sábados das 11h45 às 13h10.
Leia mais: Roda Viva recebe o cantor Xande de Pilares nesta segunda-feira (1°)
REDES SOCIAIS