Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Papa Francisco sempre fez questão de expor seu envolvimento e paixão com o futebol. Argentino e torcedor do San Lorenzo-ARG, o principal representante da igreja católica na atualidade relembrou o dia em que conheceu Diego Armando Maradona pessoalmente, afirmando ter orado pelo ex-camisa 10 e seus familiares assim que soube de sua morte.

"Conheci Diego Armando Maradona em um jogo pela paz em 2014. Lembro com prazer tudo o que Diego fez pela Scholas Occurrentes, a Fundação que cuida dos mais necessitados do mundo. No campo ele foi um poeta, um grande campeão que deu alegria a milhões de pessoas, tanto na Argentina como em Nápoles. Ele também era um homem muito frágil", disse, em entrevista ao jornal La Gazzetta dello Sport, da Itália.

Esta não é a única lembrança de Papa Francisco, hoje com 84 anos, diretamente relacionada a Maradona. O pontífice também recordou-se a respeito da Copa do Mundo de 1986, no México, vencida pela Argentina em final contra a Alemanha Ocidental. Por coincidência, na época o Papa se encontrava em solo alemão, e por isso lamenta não ter tido a chance de comemorar o título ao lado de outros argentinos. 

"Eu estava em Frankfurt, foi um momento difícil para mim, estava estudando o idioma e recolhendo material para a minha tese. Não tinha conseguido ver a final da Copa e só no dia seguinte soube da vitória da Argentina sobre a Alemanha, quando uma japonesa escreveu "Viva Argentina" no quadro durante uma aula de alemão. Pessoalmente, lembro-me como a vitória da solidão, porque não tinha com quem compartilhar a alegria daquela vitória esportiva. O que embeleza a alegria é poder compartilhá-la", completou.

Veja também! Na Argentina, primeiro bebê de 2021 recebe nome em homenagem a Maradona

A primeira lembrança de Papa Francisco no futebol, porém, é dos tempos em que ainda era conhecido como Jorge Bergoglio, apenas mais um garoto humilde nas ruas de Buenos Aires, onde arriscou seus primeiros chutes em uma bola de pano. A falta de habilidade o levou a ser goleiro nas peladas entre amigos, algo que, de acordo com o hoje pontífice, serviu como uma "escola de vida".