Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Flamengo
Divulgação/Flamengo

Apenas dois pontos separam o Flamengo (71) e o Internacional (69) na tabela do Campeonato Brasileiro de 2020, que nesta quinta-feira (24) terá realizada sua última e decisiva 38ª rodada. No Beira-Rio, o Inter recebe o Corinthians com obrigação de vitória e na torcida por um tropeço do Rubro-Negro carioca, que, por sua vez, encara o São Paulo no Morumbi. Todos os 10 jogos da rodada terão pontapé inicial às 21h30 (de Brasília).

Mas esta não é a primeira vez que o campeão brasileiro é conhecido na rodada final. Desde que a era dos pontos corridos se iniciou, em 2003, foram seis edições decididas "aos 45 do segundo tempo". Relembre cada uma delas a seguir:

2004: Santos campeão

No Brasileirão de 2004, o segundo da história com formato de pontos corridos, o cenário era parecido com o atual. Líder durante a maior parte do campeonato, o Athletico-PR acabou ultrapassado pelo Santos na penúltima rodada, tal como o Inter perdeu a ponta para o Flamengo. Com vitória por 2 a 1 sobre o Vasco, o Peixe de Robinho, Diego, Vanderlei Luxemburgo e companhia confirmou o título no último jogo.  

2005: Corinthians campeão

E o Internacional viveu situação semelhante em 2005, mas com o Corinthians na então disputa pelo caneco. Em edição marcada pelo escândalo de arbitragem, para vencer o campeonato o Colorado precisava vencer o Coritiba na última rodada e ainda torcer por uma derrota do Timão para o Goiás no Serra Dourada. O Esmeraldino até venceu, mas o Inter não aproveitou a oportunidade, perdeu para o Coxa, e viu o time paulista erguer a taça. 

2008: São Paulo campeão

Em 2008, foi a vez de outro gaúcho ver o título escapar na rodada final. Após liderar boa parte da competição, o Grêmio tentava impedir o tricampeonato do São Paulo, que se recuperou na reta final, assumiu a ponta e precisava de apenas um empate contra o Goiás para ser campeão. Os comandados de Muricy Ramalho, porém, venceram por 1 a 0 e conquistaram o hexa nacional, tri consecutivo. 

2009: Flamengo campeão

Diferente do Colorado, o Flamengo guarda boas lembranças quando o assunto é título na última rodada do Brasileirão. Em 2009, o Mengão também precisava de um triunfo simples para confirmar a conquista, com São Paulo e o próprio Inter na cola, com chances de estragar a festa rubro-negra. Mas o gol do zagueiro Ronaldo Angelim, que deu a virada contra o Grêmio, garantiu a festa no Maracanã.

2010: Fluminense campeão

Tal como no ano anterior, o Brasileirão 2010 também contou com três times na disputa pelo título na última rodada. Fluminense, Cruzeiro e Corinthians chegaram à derradeira partida com chances de troféu, que acabou ficando com o líder e dono da melhor campanha daquele ano. O Flu venceu o Guarani por 1 a 0, gol de Emerson Sheik, e se sagrou bicampeão nacional.

2011: Corinthians campeão

Na última edição disputada até a rodada final, Corinthians e Vasco eram as equipes com chances de título. Com dois pontos a mais na classificação, o Timão de Tite, que seria campeão da Libertadores e do Mundial no ano seguinte, precisava de um empate contra o rival Palmeiras para voltar a erguer a taça. O zero no placar do Pacaembu, portanto, confirmou a conquista alvinegra.