Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Em meio ao pior momento da pandemia de Covid-19 no Brasil, cresce a pressão para que competições nacionais de futebol sejam suspensas. Nesta semana, viralizou a entrevista do técnico do América-MG, Lisca, em que ele apela à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) por uma tomada de atitude em relação aos jogos da Copa do Brasil 2021, que necessitam de longas viagens entre os estados para a realização das paridas.

"Nosso país parou, gente. Não tem lugar nos hospitais, eu estou perdendo amigos, amigos treinadores. É hora de segurar a vida. Aqui no mineiro tudo bem, é mais perto, mas como vão levar uma delegação do norte para o sul?", desabafou o treinador.

Segundo a tabela divulgada pela CBF na Copa do Brasil, que começa na próxima semana, serão 80 times de todo o país viajando para jogar entre si. População suficiente para levar o vírus a milhares de pessoas.

De acordo com o infectologista Marcelo Otsuka, “o grande problema é que estamos no pior momento da pandemia desde que ela começou”. Ele defende que o ideal é que todas ações que não sejam essenciais sejam paralisadas.

O futebol parou pela primeira vez em março do ano passado, assim que a crise sanitária se agravou no país. A pressão dos dirigentes, no entanto, fez com que as atividades voltassem poucos meses depois.

Leia Também: Neymar posta foto com máscara de oxigênio e assusta seus seguidores

Mesmo sem torcida nos estádios e com testes frequentes entre os atletas, os times não ficaram imunes ao novo coronavírus. Na última terça (2), o Corinthians confirmou 19 casos da doença no elenco, que já havia passado por um surto em 2020.

Os estados de Santa Catarina, Paraná e Acre suspenderam as competições regionais. O presidente da Comissão Nacional de Combate e Prevenção à Violência nos Estádios, o procurador Valberto Lira, vai perdir a CBF que suspenda as competições nacionais.

O comentarista esportivo Arnaldo Ribeiro diz que o momento pede uma revisão nos torneios de futebol que estão sendo disputados. “Talvez não parar definitivamente, mas mudar, selecionar, ir retomando paulatinamente, priorizando neste momento o que dá pra fazer em termos de saúde”, comenta.

Uma grande preocupação é com o segundo jogo da final da Copa do Brasil 2020, neste domingo (7), quando o Palmeiras enfrenta o Grêmio no Allianz Parque. Em São Paulo ou em Porto Alegre, existe a possibilidade de acontecerem aglomerações.

As competições organizadas pela Federação Paulista de Futebol, como o Campeonato Paulista, estão mantidas, seguindo o rigoroso protocolo de saúde aprovado pelo Centro de Contingência do Coronavírus do estado e conforme determinado pelo governo na última quarta.

Veja a matéria sobre o tema que foi ao ar esta sexta (5) no Jornal da Tarde: