Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Na partida entre River Plate (ARG) e Santa Fe (COL), válida pela Copa Libertadores na noite da última quarta-feira (19), o volante Enzo Pérez teve que atuar como goleiro. No entanto, isso já aconteceu com diversos jogadores. O site da TV Cultura separou alguns momentos em que jogadores de linha tiveram que improvisar no gol.

Pelé

                                                                        (Reprodução/Facebook)

Que o Rei do futebol era bom, todos sabem. Mas o que muitos não lembram é que ele atuou como goleiro em quatro partidas. A mais importante foi na semifinal da Taça Brasil de 1964, em que o Santos venceu o Grêmio por 4 a 3. Após fazer três gols, Pelé substituiu o goleiro Gylmar dos Santos Neves, que saiu expulso. Na ocasião, ele chegou a fazer duas defesas. 

Gaúcho

                                                                       (Reprodução/Facebook)

O atacante teve que substituir Zetti, após o goleiro sair machucado por conta de um choque com Bebeto. A partida entre Palmeiras e Flamengo, dois clubes pelos quais Gaúcho brilhou, foi válida pelo Campeonato Brasileiro de 1988. 

Após terminar empatada em 1 a 1, a decisão foi para os pênaltis, e então Gaúcho brilhou: defendeu duas cobranças e converteu a sua, dando a vitória ao verdão.

Diego Souza

                                                                       (Reprodução/Facebook)

No Campeonato Brasileiro de 2015, o confronto entre Flamengo e Sport foi palco de uma cena inédita: o atacante, que defendia o clube pernambucano, teve que atuar como goleiro após a contusão de Magrão.

Felipe Melo

                                                                      (Reprodução/Facebook)

Em 2012, o volante teve que ir para o gol quando atuava pelo Galatasaray, da Turquia. Após a expulsão do goleiro uruguaio Muslera, Felipe Melo teve que defender o pênalti no último lance da partida. Ele cumpriu a missão, e a vitória por 1 a 0 levou a equipe à liderança do campeonato turco.

Daniel Alves

                                                                     (Reprodução/Facebook)

O lateral-direito, conhecido pela sua versatilidade em campo, não escapou nem da posição de goleiro. Embora não tenha sido exigido na ocasião, Daniel Alves, com seus incríveis 1,72 m, teve que substituir Kevin Trapp, que na época era o goleiro titular do PSG, da França.

Maicon

                                                                     (Reprodução/Facebook)

O "God of Zaga" ajudou o São Paulo a segurar o empate contra o The Strongest (BOL) na última partida da fase de grupos da Copa Libertadores em 2016, o que possibilitou ao time uma vaga nas oitavas de final. No jogo, o goleiro Denis foi expulso após levar dois cartões amarelos.

Carlinhos Bala

                                                                     (Reprodução/Facebook) 

O Rei de Pernambuco, que tem apenas 1,62 m e na época defendia o Sport, teve que substituir o goleiro Saulo, que (acredite) se machucou enquanto comemorava um gol de cabeça, em uma bola lançada pelo próprio Carlinhos Bala. O lance aconteceu em 2011, no Campeonato Pernambucano.

Edmundo

                                                                     (Reprodução/Facebook)

Em 2008, na partida entre Vasco e Cruzeiro, o "Animal" foi para o gol após a expulsão do goleiro Tiago. Na ocasião, o cruz-maltino perdeu por 3 a 1, mas a torcida vascaína reconheceu os esforços de Edmundo.