Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Uefa
Divulgação/Uefa

A Itália é a campeã da Eurocopa 2020. Após o empate por 1 a 1 no tempo normal, o goleiro Donarumma defendeu dois penaltis e contou com uma bola na trave para levar o título para os italianos. A seleção volta a conquista o torneio após 53 anos.

Mesmo jogando no estádio de Wembley, em Londres, os ingleses não conseguiram conquistar seu primeiro campeonato europeu. Os jovens Rashford, Sancho e Saka perderam suas cobranças. Os ingleses seguem sem vencer uma competição desde 1966.

Sobre o jogo

A Inglaterra começou a partida a mil por hora. Logo aos dois minutos, uma jogada muito bem armada por Harry Kane, Trippier cruzou da direita, e Shaw apareceu na ponta esquerda de dentro da área para finalizar de primeira e marcar o gol.

Leia também:  Fórmula E: Sam Bird vence corrida em Nova York e assume a liderança do campeonato

Com esse início, era esperado uma grande apresentação dos ingleses. Mas, eles baixaram as linhas e esperaram por espaços para os contra ataques.

A Itália, aos poucos, foi retomando a confiança para criar oportunidades e se aproximar do gol. Não foi tarefa fácil furar a linha de cinco defensores ingleses. Apenas no segundo tempo, as chances claras apareceram. Insigne e Chiesa obrigaram Pickford a fazer boas defesas aos 10 e 16 minutos. O empate veio aos 21 minutos, em uma bola levantada na área, Bonucci aproveitou uma sobre e marcou.

Nos minutos finais, a Itália ficou mais próxima da virada. Mas não conseguiu passar por Pickford. Mais uma partida indo para a prorrogação. Jogadores bastante cansados e muitas alterações dos treinadores. Faltou criatividade para furar os bloqueios e defensivos.

Nas penalidades, Berardi, Bonucci, e Bernadeschi acertaram, e Jorginho Belotti perderam pela Itália. Já na Inglaterra, Kane e Maguire converteram. Porém, os jovens desperdiçaram.