Rashford, Sacho e Saka, os jogadores que perderam os pênaltis na final da Eurocopa, foram vítimas de ataques racistas nas redes sociais. As ofensas foram feitas por diversos perfis em posts dos três atletas.
Em resposta aos crimes cometidos nas redes sociais, a Federação Inglesa e o prefeito de Londres, Sadiq Khan, manifestaram apoio aos atletas e prometeram lutar por punição.
Leia também: Paris Saint-Germain começa pré-temporada para 2021/22
“A FA condena fortemente todas as formas de discriminação e está chocada com o racismo online que tem se dirigido a alguns de nossos jogadores da Inglaterra nas redes sociais. Não poderíamos deixar mais claro que alguém por trás de tal comportamento nojento não é bem-vindo na torcida da equipe. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para apoiar os jogadores afetados e, ao mesmo tempo, pedir as punições mais duras possíveis para todos os responsáveis”, disse a Federação.
We’re disgusted that some of our squad – who have given everything for the shirt this summer – have been subjected to discriminatory abuse online after tonight’s game.
— England (@England) July 12, 2021
We stand with our players ❤️ https://t.co/1Ce48XRHEl
“Não há lugar para racismo no futebol ou em qualquer outro lugar. Os responsáveis pelo nojento abuso online que vimos devem ser responsabilizados – e as empresas de mídia social precisam agir imediatamente para remover e prevenir esse ódio”, disse Khan nas redes sociais.
There is absolutely no place for racism in football or anywhere else.
— Sadiq Khan (@SadiqKhan) July 12, 2021
Those responsible for the disgusting online abuse we have seen must be held accountable - and social media companies need to act immediately to remove and prevent this hate.
Sobre os jogadores
Rashford, 23, Sancho, 21, e Saka, 19, são negros e viram surgir nos comentários de seus perfis no Instagram inúmeras mensagens que continham emojis de bananas, macacos, e outros ataques racistas. Os três ainda não se manifestaram.
REDES SOCIAIS