Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Na última segunda-feira (26), a skatista brasileira Rayssa Leal conquistou a medalha de prata na Olimpíada de Tóquio no skate street feminino aos 13 anos, se tornando a atleta mais jovem da história do Brasil a subir ao pódio nos Jogos. O site da TV Cultura conversou com a professora de skate Di Souza, que separou algumas dicas para quem quer começar a andar de skate!

Formada em Educação Física e pós-graduada em Administração e Marketing Esportivo, Di anda de skate há 17 anos e é professora desde 2011. Já trabalhou na Prefeitura de São Bernardo do Campo, no Sesc, em projetos como o “Girls Skate Night” - patrocinado pela Vans - e na ONG Skate Solidário.

Atualmente, nas horas vagas, dá aulas particulares, individuais ou em grupos para todos os gêneros e faixas etárias. Segundo Di Souza, nunca é tarde para aprender, como nos inspirou Rayssa Leal. Confira as dicas da professora:

1. Ter força de vontade e determinação

    A primeira dica da Di é gostar de skate. Não importa sua idade ou gênero, basta ter força de vontade, determinação em aprender e estar disposto a superar os seus limites. Esses fatores irão te ajudar em cada etapa do aprendizado.

    Leia também: Tony Hawk divulga vídeo do skatista brasileiro Felipe Nunes

    2. Ter equipamentos de segurança básicos

      “Para uma prática segura, é essencial utilizar equipamentos de segurança como capacete, joelheira, cotoveleira e wristguard”, disse Di. Ela também recomendou a compra desses equipamentos e do skate em lojas especializadas, uma vez que os skates que são vendidos em mercados são de brinquedo, com peças de baixa qualidade, o que pode prejudicar o desempenho do praticante.

      3. Praticar em ambientes retos e lisos

        Sobre o ambiente ideal para aprender a andar de skate, Di recomenda locais retos e lisos, sem pedras que travem as rodas e causam quedas.

        “Conforme o praticante for aprendendo, é legal e importante ir para alguma pista de skate, por apresentar obstáculos e níveis de dificuldade diferentes que aumentam o aprendizado e desenvolvem melhor as habilidades”, explicou.

        4. Buscar um professor com formação em Educação Física

          Di reforçou a importância de se ter um profissional acompanhando esse aprendizado, algo que muitas pessoas esquecem. Segundo ela, é importante “buscar um professor formado na área da Educação Física e, de preferência, especializado na área de skate”.

          Esse profissional qualificado é capaz de dar as instruções adequadas ao iniciante, principalmente aqueles que têm medo no início. A atenção a estas instruções transmitem segurança e ajudam a superar os limites do praticante.

          Leia também: Webstory: Grandes nomes do skate brasileiro

          5. Não esquecer do alongamento

            Assim como em qualquer outro esporte, o aquecimento e alongamento também são essenciais no skate, para preparar o corpo antes e depois da atividade física.

            6. Cair, e muito!

              Para aqueles que têm medo de cair, Di Souza diz que não tem jeito, cair faz parte do aprendizado! “A evolução no skate depende destes erros, afinal até você acertar, também irá errar”, explicou.

              Para ela, também vemos neste ponto a importância do aprendizado com um profissional, que irá passar as técnicas adequadas de quedas para não se machucar.