Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @Cristiano
Reprodução/Instagram @Cristiano

A camisa 7 é um número muito emblemático na história do futebol, desde sempre grandes jogadores do meio campo e do ataque vestiram esse número. relembre os principais jogadores que vestiram esse número místico.

1- Cristiano Ronaldo

O maior jogador da história de Portugal, também é o maior camisa 7 do mundo do futebol. Não é a toa que Cristiano carrega o apelido de ‘’Cr7’’. Iniciou a carreira no Sporting de Portugal em 2001, mas só obteve algum reconhecimento quando se transferiu para o Manchester United, time no qual ganhou sua primeira Bola de Ouro e seus primeiros títulos de importância, como o Mundial de Clubes, a Liga dos Campeões e o Campeonato Inglês

Mais tarde, no ano de 2009, foi contratado pelo gigante Real Madrid, onde se tornou o maior artilheiro da história do clube, e foi campeão de três mundiais, três Ligas dos Campeões e dois espanhóis. Ainda pelo clube espanhol, o astro português venceu mais quatro Bolas de Ouro, já pela Seleção Portuguesa, ganhou em 2016 o Campeonato Europeu. Após uma boa passagem pela Juventus da Itália, Ronaldo voltou para o Manchester United, onde outra vez usará a lendária camisa 7.

2- Garrincha

Mané Garrincha, ou melhor, o Anjo das Pernas Tortas, nasceu em Magé, Rio de Janeiro, em outubro de 1933. O ponta-esquerda brasileiro começou jogando pelo Botafogo. Por lá, Garrincha marcou mais de 245 gols em 614 partidas, e foi campeão carioca três vezes. Depois de mais de 10 anos se dedicando ao Botafogo, depois foi para o Corinthians, mas não teve tanto destaque assim. Após 1966, o jogador brasileiro rodou muitos times pelo país, e encerrou a carreira em 1972 no Olaria. Jogando pelo Brasil, ele venceu um Superclássico e duas Copas do Mundo, formando um dos melhores ataques da história ao lado de Pelé. Morreu com apenas 49 anos em 1983 em decorrência do alcoolismo.

3- Bebeto

José Roberto Gama de Oliveira, mais conhecido como Bebeto, jogou em diversos times do Brasil e do mundo, tendo o Vitória como seu time de juventude. Pelo clube baiano ele não ganhou nenhum título, mas marcou 22 gols em 34 partidas disputadas. Em seguida, se transferiu para o Flamengo, e lá jogou muito bem e foi ídolo marcando 144 vezes. O próximo foi o rival Vasco da Gama, onde também se saiu bem. Saindo do Brasil, foi para a Espanha para jogar no Deportivo La Coruña e ganhou uma Copa do Rei em 1995. Seu último clube antes da aposentadoria foi o Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Pela Seleção Brasileira, Bebeto venceu a Copa do Mundo de 1994, com o Brasil, e foi o grande parceiro de Romário no ataque da seleção.

4 - George Best

Sem dúvida George Best foi percurso da lendária camisa 7 do Manchester United. Conhecido também como o primeiro popstar do futebol, Best ganhou o apelido de ‘’Elvis Presley do futebol’’. Estava sempre presente nas manchetes dos tablóides. No entanto, o gosto excessivo por bebidas e a vida bastante conturbada com noitadas, brigas, carrões e belas mulheres arruinou sua carreira e saúde.

Sua única frustração foi não ter disputado uma Copa do Mundo, pois a seleção irlandesa não tinha uma equipe muito boa na sua geração. Ao representar seu país, Best anotou nove gols em 37 partidas.

No Manchester, George despontou bem jovem aos 17 anos. Lá, atuou de 1962 a 1974 e fez 466 jogos e 178 gols. Após deixar a Inglaterra, teve passagens discretas por alguns clubes australianos e jogou oito anos nos Estados Unidos. Quando defendeu o Los Angeles Aztecs, em 1976, teve o privilégio de enfrentar Pelé, à época no Cosmos. Do Rei do Futebol, ele ouviu um inesquecível elogio de que era um dos melhores do mundo.

Veja imagens: Webstory: Conheça os principais camisas 7 da história

5 - Andriy Shevchenko

Filho de um soldado do exército soviético, o ucraniano Shevchenko possuía uma velocidade e habilidade fantástica com a bola. Em 1994, brilhou no Dínamo de Kiev, onde marcou 94 gols em 166 partidas. Conquistou cinco Campeonatos Ucranianos e quatro Copas da Ucrânia até 1999.

Quando saiu da equipe do seu país, foi para o Milan, por onde fez ainda mais história ganhando sua primeira Liga dos Campeões e também a sua única Bola de Ouro em 2004. Logo foi para o Chelsea da Inglaterra, e em 2009 voltou ao Dínamo de Kiev para se aposentar. Entre 1995 e 2012, jogou pela Seleção da Ucrânia e marcou mais de 48 gols. Em 2016, iniciou a carreira como técnico da Seleção Ucraniana e até agora está no comando.

6 - Luis Figo

Natural de Lisboa, Figo começou a sua carreira no Sporting. Por lá, permaneceu seis temporadas e venceu o campeonato português uma vez e a Supertaça de Portugal.

O jovem português se transferiu para o Barcelona no ano de 1995. Na equipe catalã, Figo venceu duas Ligas Espanholas, uma Copa da Espanha e uma SupercopaLuís Figo se tornou o melhor jogador do mundo e venceu a Bola de Ouro pela primeira vez em 2000.

No mesmo ano o português trocou o Barcelona pelo rival Real Madrid e passou a ser odiado pelos catalães. No clube da capital, craque português atingiu seu ápice, participou da equipe conhecida como os ''galácticos'' e foi o melhor jogador do mundo em 2001. Venceu mais dois campeonatos nacionais, uma Supercopa da Espanha, uma Liga dos Campeões e um Intercontinental.

7- Raul

Raul Gonzalez surgiu muito jovem no time do Real Madrid no ano de 1995 e lá ficou durante 15 temporadas, se tornando um dos maiores jogadores da história do clube. Venceu três vezes a Liga dos Campeões, dois Intercontinentais, seis campeonato espanhol, quatro Supercopa da Espanha e uma Supercopa da Uefa. O espanhol marcou 228 gols com a camisa do Madrid e foi o maior artilheiro da história do clube por muito tempo até ser ultrapassado por Cristiano Ronaldo.

No ano de 2010 Raul acertou sua ida para o Schalke 04. Ficou duas temporadas na Alemanha e foi o grande jogador do time nas conquistas da Copa da Alemanha e da Supercopa da Alemanha. Deixou a equipe com um total de 66 jogos e 28 gols.

Já no final de sua carreira o espanhol foi jogar no Al Saad do Catar, lá ele ainda venceu a liga local e a Copa Emir do Catar. Pela Seleção Espanhola, Raúl marcou 44 gols e jogou até 2006, portanto não fez parte do elenco campeão da Eurocopa 2008 e 2012 e da Copa do Mundo de 2010. Hoje Raul Gonzalez é o treinador do time de base do Real Madrid.

8- David Beckham

Desde quando surgiu no Manchester United, David já chamava a atenção por sua precisão no chute e nos passes. Por lá, Beckham ficou de 1993 até 2003 e viveu seu auge no time inglês. Foi peça fundamental no título da Liga dos Campeões, e para muitos jornalistas ele merecia o prêmio de melhor jogador do mundo, que ficou com o brasileiro Rivaldo.

Venceu ainda seis campeonatos inglês e o Intercontinental contra o Palmeiras. Pelos diabos vermelhos, o camisa 7 terminou sua passagem com 85 gols e 145 assistências.

No ano de 2003, Beckham se mudou para a Espanha e passou a fazer parte do time de galáticos do Real Madrid. Na equipe merengue, ele passou a jogar mais recuado e se destacou mais pelas assistências. Na equipe de Madri ele marcou apenas 20 gols.

Em 2007, Beckham surpreendeu a todos e foi jogar nos Estados Unidos no time do Los Angeles Galaxy. Sem chances de vencer a bola de ouro jogando na América do Norte, o jogador inglês retornou para a Europa e foi emprestado ao Milan.

Beckham participou novamente de um time recheado de estrelas, porém, esses grandes jogadores não estavam mais em seus auges e não reverteram o timaço em títulos. Após a lesão, o britânico voltou para os Estados Unidos.

Em 2013, David Beckham foi contratado pelo milionário PSG da França, e fez sua última temporada por lá, vencendo o campeonato francês.

Na seleção inglesa Beckham nunca conseguiu vencer nenhum título e jogou apenas duas Copas do Mundo.