Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: Instagram/copadobrasil
Reprodução: Instagram/copadobrasil

Os jogos de ida da semifinal da Copa do Brasil foram realizados nesta quarta-feira, com cenários bem diferentes. O Atlético-MG goleou o Fortaleza no Mineirão por 4 a 0 e está com a vaga encaminhada para a decisão. Já em Curitiba, o Flamengo buscou o empate contra o Athletico-PR no último lance, deixando tudo aberto para o segundo jogo.

Leia mais: Sorteio da fase de grupos da Copa do Catar acontecerá dia 1º de abril de 2022

Galo x Fortaleza

O Jogo começou eletrizante, com boas chances para os dois lados. Aos 10 minutos, Felipe Alves fez grande defesa em chute de Zaracho. Na sequência, cobrança de escanteio para o Galo e Lucas Crispim salvou cabeçada em cima da linha.

Mas sete minutos depois não teve jeito. Hulk bateu falta em cima da barreira e na sobra Guilherme Arana pegou de primeira para abrir o placar com um golaço. Houve muita reclamação por parte dos jogadores do Fortaleza de que o árbitro Bráulio Machado apitou antes da bola entrar, indicando escanteio. O juiz cometeu um erro ao não olhar a trajetória da bola e o próprio Arana confirmou que escutou o apito. Não dá para ter certeza de que o apito foi antes da bola entrar, mas não interferiu diretamente na jogada.

A confusão parece ter desconcentrado a equipe cearense, que estava bem no jogo até então. O Atlético começou a dominar a partida e ampliou a vantagem com Réver. O zagueiro aproveitou cobrança de escanteio no primeiro pau e desviou a bola para o gol, segundo dele na competição.

No final do primeiro tempo, um golaço coletivo do Galo. A jogada começa com Hulk brigando pela bola, Keno aproveita a sobra, dá uma meia lua no marcador e acha Zaracho sozinho na entrada da área. O meia colocou a bola na cabeça de Hulk, que começou e finalizou a jogada. 3 a 0 e uma ótima vantagem para o intervalo.

Ao voltar do vestiário, não deu nem tempo do Fortaleza esboçar uma reação. Com menos de dois minutos, Zaracho pegou rebote de Felipe Alves e encobriu o goleiro, fechando o placar e deixando os mineiros com a vaga encaminhada.

Athletico x Flamengo

Na Arena da Baixada, o jogo foi bem mais equilibrado. O Flamengo saiu na frente com gol de Thiago Maia no começo da primeira etapa.

O Rubro-negro começou melhor a partida, mas o Furacão aos poucos equilibrou e teve algumas chances.

No começo do segundo tempo, Pedro Henrique empatou de cabeça em cobrança de escanteio e deu outra cara para o jogo. O Flamengo tinha a posse de bola, mas não conseguia converter em chances claras de gol.

Para piorar a situação dos cariocas, Gabigol foi substituído aos 21 minutos após torcer o pé direito em uma dividida.

A partir daí, só deu Athletico. Aos 25 minutos, Renato Kayzer recebeu cruzamento certeiro de Abner e cabeceou no canto esquerdo de Diego Alves, virando o jogo para o Furacão.

O time de Renato Gaúcho sentiu bastante o gol e não conseguia mais chegar ao campo de ataque, muito pela marcação alta (e efetiva) dos donos da casa. Isso, somado aos desfalques de Arrascaeta, Bruno Henrique e a saída de Gabigol, fez com que o Flamengo sofresse para criar jogadas. O meia de mais qualidade do lado carioca, Everton Ribeiro, estava pouco inspirado. O camisa 7 errou quase tudo o que tentou, principalmente na segunda etapa.

Mas, quando tudo parecia acabado, Lucas Fasson, com o braço, atingiu o rosto de Rodrigo Caio dentro da área. O VAR chamou o árbitro Luiz Flávio de Oliveira para rever o lance e a penalidade foi confirmada. Pedro foi para a cobrança e empatou o jogo no último lance, dando cargas de emoção ainda maiores para o confronto no Maracanã.

Leia também: Dudu, do Palmeiras, reclama dos preços dos ingressos da final da Libertadores

E agora?

Os jogos de volta acontecem na semana que vem, dia 27 de outubro. Vale lembrar que o gol fora de casa não é critério de desempate, então qualquer empate no jogo entre Flamengo e Athletico leva a decisão para os pênaltis.

Já no caso de Atlético-MG e Fortaleza, o Leão precisa vencer por cinco gols de diferença para conseguir a classificação no tempo normal. Caso consiga uma vitória por quatro gols, a vaga será decidida nas penalidades.