A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) anunciou, nesta sexta-feira (5), a convocação de Pâmela Rosa e Lucas Rabelo para representar o Brasil na primeira edição da história dos Jogos Pan-Americanos Júnior, que acontecem em Cali, na Colômbia, entre o final de novembro e o início de dezembro. Os skatistas garantiram a vaga com base na colocação no ranking da World Skate (federação internacional) e respeitado o limite de idade para o evento, de 22 anos até 31/12/2021.
Nos Jogos Pan-Americanos Júnior Cali 2021, o skate será representado pela modalidade Street. Os dois skatistas brasileiros serão acompanhados por Fábio Castilho, consultor técnico da Seleção Brasileira Júnior de Street.
As disputas acontecerão no dia 26 de novembro, no Skate Park Calida, com final direta composta por oito skatistas no feminino e oito no masculino. As finais seguirão o formato olímpico: duas voltas de 45 segundos e cinco tentativas de manobra – pontuação final composta pela soma das quatro maiores notas.
Leia também: Xavi se desliga do Al-Saad e deve assumir comando técnico do Barcelona
Os medalhistas de ouro – uma vaga no feminino e uma no masculino - garantem classificação para os Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, no Chile.
Integrante da Seleção Brasileira de Skate, Pâmela Rosa é a grande líder do ranking mundial feminino. Com 22 anos, ela se sagrou campeã mundial em 2019, no Brasil, e representou o skate nacional na estreia da modalidade em Olimpíadas. Além do título mundial, a skatista foi bicampeã do Dew Tour (2019 e 2021), campeã do STU Open (2019) e venceu a etapa de Londres do Circuito Mundial de Street (2019).
"Sempre uma honra representar meu país. A expectativa é estar bem fisicamente e dar o meu melhor. Venho me recuperando, adquirindo ritmo e estou trabalhando muito para chegar 100% na Colômbia", destacou Pâmela Rosa em nota divulgada pela CBSk.
Lucas Rabelo, também com 22 anos, integrou a Seleção Brasileira de Skate no período classificatório para os Jogos de Tóquio. O skatista ficou com o terceiro lugar do STU Open (2019) e chegou até o último evento da corrida olímpica (Mundial de Street 2021 - Roma-ITA) disputando uma das três vagas do Street masculino. Lucas é o atual 24º do ranking mundial masculino.
Leia também: Copa do Brasil: Sorteio define os mandos das finais entre Athletico-PR x Atlético-MG
“Eu sempre tive o sonho de representar o Brasil em eventos importantes e este com certeza vai ser marcante. Vou dar o meu máximo para levar o ouro para o Brasil”, comentou Lucas.
REDES SOCIAIS