Portugal detectou 13 casos da variante ômicron do coronavírus, todos relacionados a jogadores e membros do time de futebol Belenenses, afirmou a autoridade sanitária do país nesta segunda-feira (29).
Por esta razão, a equipe não teve atletas suficientes para a partida de sábado (27), quando tomou goleada de 7 a 0 do Benfica. O surto no Belenenses fez com que o time escalasse apenas nove jogadores, entre eles dois goleiros – e um deles jogou na linha.
Segundo o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, um dos resultados positivos é de um jogador do Belenenses que viajou recentemente à África do Sul, onde a nova variante foi descoberta.
Os outros jogadores, no entanto, não viajaram para o país, o que indica que estes podem ser um dos primeiros casos confirmados de transmissão local da variante fora da África.
Quem teve contato com os infectados foi obrigado a se isolar, independentemente do seu estado de vacinação, e será testado regularmente contra a Covid-19, informou o instituto.
Um porta-voz do clube afirmou nesta segunda que 44 pessoas estão isoladas em casa e "dois ou três jogadores e dois ou três funcionários apresentam sintomas, mas nada muito grave". "Os demais estão assintomáticos".
Leia também: Frank Williams, fundador da equipe de Fórmula 1, morre aos 79 anos; Neymar torce o tornozelo e sai de campo chorando em vitória do PSG
REDES SOCIAIS