Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Facebook Neymar Jr.
Reprodução/Facebook Neymar Jr.

Neymar completa 30 anos de idade deste sábado (5). Desde que estreou no futebol profissional em 7 de março de 2009, em uma partida válida pelo Campeonato Paulista, o craque marcou 401 gols e deu 215 assistências. Além disso, o jogador conta com 31 títulos em sua carreira até o momento.

Há quase 13 anos, com apenas 17, a carreira da promessa brasileira no futebol profissional começou oficialmente. A joia das categorias de base do Santos estreou no Paulistão contra o Oeste. Aos 13 minutos do segundo tempo, o até então camisa 18 do Peixe entrou em campo. A partida terminou em 2 a 1 para o alvinegro praiano, e o placar só não foi maior pois o travessão impediu o que seria o primeiro gol de Neymar.

Pelo Santos, o atacante logo virou titular e referência do time. Venceu três títulos do Paulistão, uma Copa do Brasil e uma Copa Libertadores, que o clube não conquistava desde 1963, ainda com Pelé. Com as jogadas marcantes e diversos prêmios individuais, não demorou para o atleta despertar o interesse de gigantes europeus.

Em 2013, com apenas 21 anos de idade, Neymar foi contratado pelo Barcelona (ESP) em uma transferência conturbada. Em quatro anos na equipe catalã, a maior referência do futebol brasileiro na última década mostrou seu futebol ao mundo. Ele, Messi e Suárez formaram o que, para muitos, é o melhor trio de ataque da história do futebol, o MSN. Juntos, ao lado de Iniesta, Xavi, Daniel Alves, Piqué & companhia venceram a Champions League e o Mundial de Clubes em 2015, além de diversos troféus da La Liga e da Copa do Rei, por exemplo.

Leia mais: Após mais de dois meses parado, Neymar Jr. volta a treinar em campo

Site da TV Cultura transmite Bayern de Munique x RB Leipzig neste sábado (5)

Após indicações ao prêmio de melhor jogador do mundo e diversas conquistas individuais na Espanha, o Paris-Saint Germain (FRA) desembolsou, em 2017, € 222 milhões (na cotação atual, o valor seria superior a R$ 1,35 bilhão) para ter Neymar em seu elenco, no que foi o maior valor pago por um atleta em toda a história do futebol. Com ainda 25 anos e chegando em um projeto no qual seria o protagonista, a expectativa de seu desempenho na França era gigante.

No PSG, Neymar seguiu com o futebol impecável dentro de campo. No entanto, diversas lesões e a inconstância dos treinadores no time fizeram com que seu desempenho caísse, no geral. O grande objetivo da diretoria é conquistar a primeira Liga dos Campeões do clube, feito que bateu na trave em 2020, quando a equipe perdeu na final para o Bayern de Munique.

Pela seleção brasileira, Neymar marcou 70 gols desde 2010, quando foi convocado pela primeira vez ainda quando o treinador era Mano Menezes. Hoje, sob o comando de Tite, o craque irá ao Catar em 2022 para disputar sua terceira Copa do Mundo e tentar vencer o título para carimbar ainda mais seu nome na história. Com a amarelinha, o craque conquistou a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, e a Copa das Confederações de 2013.