Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Thaís Gonçalves
Divulgação/Thaís Gonçalves

Natural de Cravinhos, cidade do interior paulista, o atacante Erick Pereira, de apenas oito anos, é hoje o brasileiro mais jovem a atuar nas categorias de base do Sporting, de Portugal. O time é considerado um dos principais clubes formadores de atletas do continente europeu.

Leia mais: Bia Ferreira conquista prata no Mundial de Boxe, na Turquia

O garoto é apaixonado por futebol praticamente desde que nasceu. Aos três anos, já dava os primeiros chutes na bola com o pai. Aos quatro, se mudou para Portugal com a mãe e logo chamou a atenção dos olheiros do Sporting. Hoje, ele já é uma promessa do clube português.

“Esse menino sempre amou futebol. Com três anos ele já adorava jogar bola com o pai. Claro que na época era apenas uma brincadeira, mas a gente já percebia que ele gostava muito e tinha talento. Conforme o tempo foi passando, ele foi se apaixonando cada vez mais pelo esporte até que decidimos colocá-lo para treinar na escolinha”, declarou Thaís Gonçalves, mãe de Erick.

Em 2018, quando o garoto tinha apenas quatro anos, Thais deixou sua cidade e foi morar em Portugal trabalhando como cuidadora de idosos. O pai dele permanece no Brasil, e os dois conversam frequentemente por chamadas de vídeo.

Erick chamou a atenção de olheiros do Sporting no ano de 2019, quando foi convidado para fazer um teste para integrar as categorias de base do time de Lisboa.

“Na semana em que foi fazer a avaliação para entrar no Sporting, ele pegou uma gripe. No dia do teste, ele estava com febre. Pensamos em não comparecer, mas mesmo criança, ele já tinha noção da oportunidade e fez questão de participar. Acabou que foi muito bem, marcou gols e deu tudo certo. Poucos dias depois, ele estava recuperado da gripe e foi contratado pelo Sporting”, conta Thais.

Apesar de já integrar a categoria Sub-8 de um dos gigantes de Portugal, muitas vezes Erick joga entre os meninos mais velhos, mas sem perder sua essência infantil. “Quando eu não estou treinando nem brincando com meus amigos, gosto de ficar jogando joguinhos no celular”, diz ele.

Mesmo com a pouca idade, a inspiração dele é uma das maiores da história do futebol, o português Cristiano Ronaldo. “Meu ídolo é o Cristiano Ronaldo porque eu acho ele um jogador muito bom e porque ele também começou jogando no mesmo time que eu jogo. Nós dois somos do Sporting e um dia eu quero jogar tão bem quanto ele”, disse Erick.

Leia também: Brasileira Ana Marcela é campeã de águas abertas na Espanha