Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

A Conmebol informou que abriu uma ação disciplinar na última sexta-feira (28) para investigar mais um caso de racismo em uma partida da Copa Sul Americana. Um torcedor do Independiente foi flagrado imitando um macaco para brasileiros no jogo contra o Ceará no última dia 26 de maio.

Segundo a entidade, a denúncia pode se enquadrar no Artigo 17 da entidade, que vale sobre descriminação. Por conta do ato de racismo, o torcedor pode sofrer uma suspensão de, no mínimo, de cinco jogos ou por um período de tempo mínimo de dois meses. No caso dos clubes, a sanção prevista é de uma multa mínima de US$ 100 mil (cerca de R$ 540 mil).

O artigo ainda prevê que, se as circunstâncias do caso requererem, o Órgão Judicial competente poderá impor novas sanções à Associação Membro ou ao clube, jogador ou oficial responsável.

Segundo os veículos de imprensa esportiva na Argentina, a polícia ainda busca identificar o autor dos atos racistas.

Leia também: Palmeiras pega o Cerro e Corinthians volta a enfrentar o Boca; veja os duelos da Libertadores

Vale lembrar que esse não é o primeiro caso de racismo contra torcedores brasileiros em competições da Conmebol nesta temporada.

Os atos racistas aconteceram por parte da torcida do River Plate no jogo diante do Fortaleza no dia 13 de maio, na Argentina. Um homem atirou pedaços de banana em direção ao setor onde estavam os torcedores brasieliros. Já no duelo entre Emelec e Palmeiras, o caso de injúria racial ocorreu em 27 de maio, no estádio George Capwell, em Guayquil, durante a vitória por 3 a 1 do Verdão sobre a equipe da casa. Um torcedor chamou os brasileiros de "Macaco! Vocês são todos macacos". Um dia antes (26) um torcedor do Boca Juniors foi detido na Neo Química Arena, flagrado fazendo gestos racistas para a torcida do Corinthians, porém pagou fiança e foi liberado.

Também no dia 26 de maio outro caso aconteceu na partida entre Estudiantes e Bragantino, no estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata. Na arquibancada, houve ofensas, como gritos de "mono", que significa macaco, em espanhol. Na vitória por 3 a 2 do Flamengo sobre a Universidad Católica, no dia 28 de maio, torcedores da Católica no estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, foram vistos imitando um macaco enquanto xingava a torcida do rubro-negra.