Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Pierre Albouy
Foto: Pierre Albouy

O Barcelona FC e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) iniciaram nesta terça-feira (14) uma parceria para o lançamento de uma nova camisa de futebol, com o compromisso de apoiar iniciativas para crianças refugiadas em quatro continentes.

Ela traz pela primeira vez a logo da agência e faz parte do novo conjunto do Barcelona FC para a temporada deste ano e do seguinte, além de servir como uma mensagem de solidariedade com as mais de 100 milhões de pessoas que foram forçadas a se deslocarem de suas casas.

A parceria se estenderá pelas próximas quatro temporadas e é uma colaboração entre o ACNUR, sua Associação Nacional na Espanha - Comitê Espanhol do ACNUR, Barcelona FC e a Fundação Barcelona FC.

Leia também: Jô e Maiára Quiderolly negam que o jogador de futebol seja o pai do bebê da influenciadora

A parceria tem como objetivo levar a temática aos torcedores de futebol ao redor do mundo, enquanto os projetos apoiados pela fundação estão voltados a fornecer às crianças refugiadas a oportunidade de desenvolverem as habilidades necessárias para que possam alcançar o seu máximo potencial.

O presidente do time Joan Laporta, afirmou durante o lançamento em Genebra que o acordo “faz parte das prioridades que o Barcelona FC e sua Fundação definiram para esta nova fase do clube que tenho o privilégio de presidir, com foco na questão das pessoas refugiadas ao redor do mundo”. Para ele, o compromisso está em “fazer com que os sonhos dos mais vulneráveis se tornem realidade, com base na crença de que todas as crianças e jovens têm direito às mesmas oportunidades".

O Alto Comissário da ONU para Refugiados Filippo Grandi, afirmou que “o futebol traz alegria para bilhões de torcedores em todo o mundo e também proporciona uma saída transformadora para milhões de crianças refugiadas todos os dias, pois promove um bem-estar mental e físico positivo, constrói confiança e habilidades, ajuda a manter as crianças na escola e empodera as mulheres e meninas”.

Leia também: Estação Livre desta sexta-feira (17) entrevista brasileira homenageada com boneca Barbie

A diretora da fundação, Marta Segu, disse que o clube tem “uma consciência social, pois entende que o futebol e o esporte com seus valores de esforço, disciplina, sacrifício e trabalho em equipe são ferramentas importantes para educar nossas sociedades".

A organização contribui com 400 mil euros por temporada para quatro projetos do ACNUR na Colômbia, Uganda, Turquia e Malásia (100 mil euros por projeto). Além disso, também fará doações em espécie (avaliadas em 100 mil euros por temporada) de equipamentos esportivos do Barcelona FC, além de oferecer a experiência e o conhecimento dos especialistas esportivos da fundação.

A série de projetos inclui o fortalecimento de ambientes de proteção para crianças e jovens afetados por conflitos armados na Colômbia, apoio a um programa de proteção e violência de gênero na Malásia, a um projeto de esporte pela paz e proteção em apoio aos refugiados e jovens da comunidade anfitriã nos assentamentos de refugiados de Nakivale e Oruchinga, em Uganda.