Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Facebook Nelson Piquet
Reprodução/Facebook Nelson Piquet

Entidades nacionais de direitos humanos foram à Justiça contra Nelson Piquet. Eles pedem indenização de R$ 10 milhões ao ex-piloto de Fórmula 1 por conta das falas racista e homofóbicas ao se referir ao piloto Lewis Hamilton e outros corredores.

As falas em questão são oriundas de um vídeo que viralizou, no qual Piquet usava o termo “neguinho” ao falar de Hamilton, além de comentários ofensivos contra Keke e Nico Rosberg.

"O Keke? Era uma b... Não tinha valor nenhum. É que nem o filho dele (Nico), ganhou um campeonato, o neguinho (Hamilton) devia estar "dando mais c..." naquela época e estava meio ruim", disse o ex-piloto.

Leia mais: Nelson Piquet pede desculpas após fala racista sobre Lewis Hamilton

A ação de quatro entidades foi apresentada no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) na última segunda-feira (4).

O valor da indenização será revertido para o Fundo Nacional de Direitos Difusos (FNDB), que recebe projetos voltados às comunidades vulneráveis de todo o Brasil.

Além do valor exigido na ação judicial, eles solicitam que Piquet seja condenado a publicar uma nota em todas as redes sociais com um pedido de desculpas, reconhecendo o erro de fazer alusão racista a qualquer pessoa e se retratando dos termos racistas e homofóbicos utilizados por ele.

As entidades também pedem que uma multa de R$ 100 mil seja aplicada caso ele volte a ter condutas como essa em qualquer espaço digital.

Leia também: Luva de Pedreiro celebra nova mansão nas redes sociais