Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Amora
Divulgação/Amora

Com sua primeira temporada na Europa recém-completada, o zagueiro Matheus Dário, do Sub-19 do Amora, de Portugal, realizou o sonho que a maioria dos jogadores têm: o de jogar no velho continente.

Leia mais: CBF afasta árbitros de vídeo da partida entre Palmeiras x São Paulo

O garoto, de apenas 18 anos, é cria da várzea de Belo Horizonte (MG) e enfrentou um longo caminho, de mudanças, resiliência e provações, até chegar às terras lusitanas e ser valorizado pelo seu futebol.

Dário terminou a temporada em alta no Amora. Atuando como atacante, fora da sua posição de origem, o jogador melhorou significativamente o desempenho da equipe, de apenas 26% no Campeonato Nacional da Primeira Divisão Sub-19 Zona Sul, para 66% com o jovem em campo. Foram três vitórias, um empate e uma derrota em cinco partidas na reta final da competição.

“Minha primeira temporada na Europa foi diferente do que eu esperava, porque tive que esperar para completar 18 anos e jogar, só que graças a Deus e com muito esforço eu consegui contribuir para a equipe. Agora, iniciando a temporada que vem desde o começo, espero ser mais importante ainda no time e quem sabe começar a alçar voos mais altos, com muita humildade e dedicação”, relata Dário.

Antes de sua estreia no futebol português, Dário sempre desempenhou uma função completamente diferente da de atacante.

A posição de origem do jovem é zagueiro, mas por ter chamado atenção nos treinamentos antes de completar 18 anos e poder jogar, foi posto para atuar como atacante, fazendo até gol e dando assistência em um amistoso interno da equipe. A partir daí, não saiu do comando de ataque.

Quando passou em uma peneira no Santos, em 2018, foi para a cidade do litoral paulista apoiado por sua mãe. Entretanto, chegando na cidade, o garoto ainda precisou fazer mais três testes para ser aprovado na equipe Sub-17, no início de 2019, como zagueiro.

Com a demora para ser aceito, Matheus também precisou bancar do próprio bolso a estadia em uma pousada durante um mês e meio. O garoto ficou no Peixe até o final do ano.

Após passagens rápidas por Noroeste, Atlético (GO), Audax e Nacional (SP) e uma avaliação no Flamengo, quando Dário chegou ao Cruzeiro, em setembro de 2020, teve outra chance para engrenar. Disputou o Brasileirão e a Copa do Brasil no Sub-17 da Raposa e foi promovido para o Sub-20, mas o técnico da equipe foi demitido e o atleta, logo em seguida, dispensado.

Em agosto de 2021, Dário acertou com o Amora, mas como tinha apenas 17 anos, o garoto teve que esperar completar 18 para jogar oficialmente. Nesse intervalo, treinou no Amora e passou por avaliações no Real Betis, da Espanha, e no Sporting, de Portugal.

Por gostar de se desenvolver fisicamente e ser dedicado nos treinamentos, Dário tem Cristiano Ronaldo e Hulk, do Atlético (MG), como suas referências no futebol.

Seguindo o exemplo de ambos, o jogador decidiu permanecer em Portugal durante as férias para se preparar ainda mais para o início da próxima temporada.

“A vida de um atleta é dedicação. Tenho que aproveitar meu momento para depois desfrutar com os familiares”, completa o defensor.

Leia também: Fórmula Indy: Colton Herta crava pole position em Toronto