Fundação Padre Anchieta

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Rádio

Reprodução/Fórmula Indy
Reprodução/Fórmula Indy

O esporte é extremamente diverso, observamos múltiplas formas de praticar uma única modalidade. O futebol, por exemplo, pode ser jogado em campos, na areia, na grama sintética e até na quadra, considerando a modalidade independente do futsal.

No automobilismo não é diferente, existe uma gama imensa de campeonatos e formatos ao redor do mundo, variando desde as provas no asfalto até os desafiadores ralis que cruzam países inteiros em um único evento sob condições climáticas adversas.

Fórmula 1

Trata-se de um monoposto (comporta apenas uma pessoa) que carrega cerca de 1.050 cavalos de potência e pode alcançar por volta de 360 km/h se consideradas as diferentes variantes durante a corrida, como o vácuo e o comprimento das retas. No ano passado, o piloto da Ferrari, Charles Leclerc, atingiu 335.9 km/h no Grande Prêmio do Azerbaijão, que possui um dos trechos mais velozes do calendário.

A principal característica do carro da F1 que o diferencia de outros torneios é a enorme pressão aerodinâmica aliada aos compostos de pneus e o peso de aproximadamente 760 kg, número baixo devido às peças de fibra de carbono. As divisões de base e formação de pilotos, Fórmula 2 e Fórmula 3, seguem princípios similares, porém com menos potência - motores V6 de 620 HP e 6 cilindros de 380 HP.

Fórmula Indy

Tem uma proposta semelhante à F1, com monopostos, mas explora etapas em circuitos de rua e ovais, além dos traçados mistos nos autódromos norte-americanos. Nas 500 Milhas de Indianápolis, a corrida mais simbólica dos Estados Unidos, os pilotos atingem uma média de mais de 370 km/h na pista de Indiana.

Fórmula E

Focada na sustentabilidade e no futuro do esporte a motor. Inovou a modalidade ao estrear em 2014 com carros 100% elétricos e provas somente em traçados de rua. O modelo da 2ª geração esconde debaixo da carenagem uma bateria de 250 kw que o faz ir de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos. A velocidade máxima é de 280 km/h.

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Protótipos

Não são baseados nos carros de rua, porém podem ser desenvolvidos com o objetivo de estudar novas tecnologias para os modelos comerciais do dia a dia. O mercado atual do automobilismo conta com diversas categorias que variam em motores híbridos e movidos a combustão: Hypercar, DPi, LMP2, LMP3, entre outros.

Grandes montadoras internacionais já se aventuraram nas competições envolvendo protótipos, como é o caso da Audi, BMW, Porsche, Bentley, Nissan, Peugeot e Toyota, esta última inclusive competindo no Mundial de Endurance (provas de longa duração) e conquistando cinco títulos consecutivos na maior corrida do mundo, as 24 Horas de Le Mans, nos últimos anos.

O GR010 Hybrid da Toyota se encaixa no regulamento dos Hypercars no torneio que citamos acima. O automóvel possui dois motores: a unidade a combustão V6 3.5 litros turbo que gera 670 cavalos e o elétrico que soma mais 268 HP.

Grã-Turismo e Turismo

São as nomenclaturas atribuídas aos modelos que são adaptações dos carros de rua. Assim como os protótipos, existem variações dentro de seus escopos: GTE, GT3, GT4, TCR, Stock Cars, V8 Supercars, entre outros.

Da mesma forma que a categoria FIA WEC conta com os GTE, diversos campeonatos internacionais e regionais reúnem os GT3, GT4 e TCR. Os Stock Cars podem ser divididos naqueles que disputam as provas nos ovais norte-americanos e os brasileiros que compõem o grid da Pro Series. Já os V8 Supercars são produzidos exclusivamente para a divisão da Oceania de mesmo nome.

Kart

É o primeiro passo para os jovens talentos se aventurarem no esporte a motor, uma verdadeira escola que auxiliará na formação e evolução das principais habilidades dos pilotos de competição. Existem diversos tipos de torneios, como por exemplo: Rental Kart, F4, Pro-500, 2 tempos, Shifter e muitos outros. A potência pode variar de modelo para modelo, gerando entre 13 e 45 cavalos.

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