Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução / Instagram @vinijr
Reprodução / Instagram @vinijr

Com os recentes episódios de racismo contra o atacante brasileiro Vinícius Júnior, o site da TV Cultura reuniu casos de brasileiros que sofreram racismo enquanto atuavam na Europa.

1. Neymar

    Durante uma partida do campeonato francês, entre Paris Saint-Germain e Olympique de Marselha, Neymar foi expulso ao dar um tapa no rosto de Álvaro González. Segundo o craque brasileiro, o espanhol o chamou de “macaco” em duas ocasiões.

    2. Hulk

      Durante sua passagem pelo futebol russo, o atacante Hulk relatou ter sido alvo de ofensas racistas mais de uma vez. “Infelizmente, as mesmas coisas continuam acontecendo, o racismo nas arquibancadas. Vou continuar mandando beijos e respondendo eles com minhas atuações em campo”, contou.

      3. Roberto Carlos

        Também durante a passagem pela Rússia, o ex-lateral esquerdo Roberto Carlos sofreu ofensas racistas durante a partida entre Anzhi e Krylia Sovetov. Uma banana foi arremessada da arquibancada e o jogador abandonou a partida.

        4. Daniel Alves

          O lateral direito passou pela mesma situação que Roberto Carlos. Em uma partida entre Barcelona e Villarreal, a torcida do Villarreal atirou uma banana na direção do brasileiro, que por sua vez, abriu a fruta e comeu em resposta à ofensa.

          5. Vinicius Júnior

            O episódio de racismo mais recente envolvendo jogadores brasileiros foi com o atacante Vinicius Junior. Um apresentador de TV espanhol criticou as comemorações de gol do jogador e disse que ele devia parar de fazer “macaquice”. Em seguida, parte da torcida do Atlético de Madrid chamou o brasileiro de “macaco”.

            Veja: Webstory: Jogadores brasileiros que sofreram racismo na Europa