Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Lucas Figueiredo/CBF
Lucas Figueiredo/CBF

No último amistoso antes da Copa do Mundo, o Brasil fez uma grande atuação contra a Tunisia e venceu por 5 a 1. Os gols brasileiros foram marcados por Raphinha (2x), Richarlison, Neymar e Pedro. O gol de honra da seleção africana foi feito pelo zagueiro Talbi.

Assim, o Brasil encerra a sua preparação para a Copa do Mundo, que começa daqui 54 dias. A expectativa para a convocação final é para o dia 7 de novembro. Tite poderá chamar até 26 jogadores para integrar o elenco.

A estreia do Brasil será no dia 24 de novembro contra a Sérvia e a bola rola a partir das 16h, no horário de Brasília.

Sobre o jogo

Tite promoveu algumas mudanças comparado a partida contra Gana. Saíram Vinicius Júnior e Eder Militão e entraram Danilo e Fred. Havia uma expectativa para uma mudança no gol, mas o treinador manteve Alisson.

O Brasil começou a partida num ritmo muito forte. Mesmo não tendo uma escalação tão ofensiva comparada a sexta-feira, essa foi a equipe base das eliminatórias. Entrosamento não faltou.

Leia também: Copa Paulista: TV Cultura transmite XV de Piracicaba e São Caetano neste sábado (1)

O primeiro gol saiu logo aos 10 minutos. Após belo passe de Casemiro, Raphinha desviou a bola para o gol e abriu o placar.

Porém, um pequeno susto. Aos 17 minutos, os tunisianos aproveitaram muito bem uma oportunidade na bola parada. O zagueiro Talbi se movimentou muito bem e venceu o duelo de cabeça para empatar a partida.

Mas um susto foi apenas um susto. Logo no ataque seguinte, Richarlison recebeu belo passe dentro da área e colocou o Brasil na frente do placar de novo. Houve uma dúvida se o camisa 9 estava impedido ou não, mas a arbitragem confirmou.

Nota triste foi mais um ato de racismo contra atletas brasileiros. Durante a comemoração, jogaram uma banana contra o centroavante brasileiro.

O time brasileiro continuou em cima e ampliou a vantagem aos 27 minutos. Após cobrança de escanteio, Casemiro foi puxado e o arbitro assinalou pênalti. Neymar, com muita tranquilidade, deslocou o goleiro e marcou o terceiro gol.

Leia também: Milton Neves faz postagem machista sobre namorada de Douglas Luiz e leva invertida

Com o time jogando de maneira leve e solta, não demorou muito para o quarto gol sair. Aos 39 minutos, mais uma boa troca de passes, que resultou numa bela finalização de Raphinha da entrada da área. Mais um gol do ponta no amistoso.

Se contra 11, a partida já estava tranquila, com 10, a vida dos brasileiros ficou mais fácil. Aos 41 minutos, Bronn fez dura falta em Neymar e recebeu o cartão vermelho.

Mudanças no intervalo

Com o jogo decidido, Tite fez novos testes no time. Vini Jr e Pedro entraram nos lugares de Paquetá e Richarlison. O treinador pode ver uma nova formação no ataque, principalmente com a presença do centroavante flamenguista.

O time diminuiu o ritmo intenso do primeiro tempo e controlou a posse de bola praticamente todo o segundo tempo. As principais investidas do Brasil aconteciam com as arrancadas dos dois pontas, mas ainda faltava a finalização.

Ela veio aos 28 minutos, após uma boa tabela na entrada da área, Pedro aproveitou a sobra e chutou bonito para fechar o placar. Brasil 5 a 1 contra a Tunisia.