A Associação Internacional de Boxe (IBA, sigla em inglês) decidiu, nesta quarta-feira (5), pela volta imediata de atletas russos e bielorrussos para as competições da entidade. Em nota, o Conselho de Administração da IBA afirmou acreditar que “a política não deve ter qualquer influência no esporte”.
“Respeitando sua própria autonomia como federação internacional de esportes, a IBA deve permanecer politicamente neutra e independente. A IBA clama pela paz e permanece pacificadora em quaisquer conflitos”, diz a nota.
Leia também: Stock Car Pro Series altera palco da final da temporada 2022
Os atletas haviam sido banidos de eventos da entidade após a guerra entre Rússia e Ucrânia. A IBA reconheceu que “tem a obrigação de garantir a igualdade de tratamento aos atletas e oficiais de competição, independentemente de sua nacionalidade”.
De acordo com a decisão, os técnicos da Rússia e da Bielorrússia também estarão de volta às competições. Tanto a Rússia quanto a Bielorrússia poderão se apresentar sob suas bandeiras, e os hinos nacionais serão tocados caso ganhem uma medalha de ouro.
Leia também: Goleiro Bruno é anunciado como reforço do Búzios, time da quarta divisão do futebol carioca
REDES SOCIAIS