A B-girl Nathana Venancio, participa da primeira edição do CNDD Breaking Sport – primeiro campeonato de Breaking como esporte no Brasil. Ele acontece a partir desta sexta-feira (18), às 18h, no Centro Cultural Tendal da Lapa, em São Paulo.
O campeonato seguirá o formato tradicional da dança, com batalhas um contra um, dividido em duas categorias: feminino e masculino. No primeiro dia, será realizada a seleção de 16 atletas de cada categoria para competirem no top 16. Já no sábado (19), a competição decidirá quem ficará com o primeiro lugar.
"Para mim, é uma honra fazer parte da primeira seleção brasileira de breaking, é algo marcante e histórico, porque nunca teve algo assim antes e isso será lembrado nas futuras gerações. Ver o breaking crescer e ser reconhecido é um privilégio, porque muitos vieram antes de mim e da minha geração”, expõe Nathana.
Ela conheceu o breaking em uma visita que fez à comunidade hip-hop, acompanhada por um professor da época. “Foi amor à primeira vista. Acredito que o que me fez entrar foi o empurrão que tive do meu professor de me apresentar e incentivar no meu início. Cada vez que fui conhecendo, fui ficando mais apaixonada e não queria parar mais”, revela.
Atualmente, ela é um dos principais nomes da modalidade, já tendo ganhado o primeiro lugar no “Racha”, na Arena São Paulo, e no “Varandão Breaking Battle”, em Belo Horizonte. Também ficou no top 32 no World Breaking Championship Korea, campeonato mundial da categoria.
Leia também: Melhores jogadores das últimas cinco Copas do Mundo
REDES SOCIAIS