Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, morreu nesta quinta-feira (29) aos 82 anos de idade, o ex-jogador do Santos e da seleção brasileira estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde foi hospitalizado após apresentar um quadro de inchaço por todo o corpo.
Leia mais: Brasil segue em 1º no ranking da Fifa: Entenda como funciona a pontuação da entidade
Com mais de mil gols na carreira, Pelé foi multicampeão por onde passou. Com a camisa do Peixe, o craque conquistou seis edições do campeonato nacional, duas da Copa Libertadores da América, duas do Mundial Interclubes e 10 do Campeonato Paulista. O ex-craque continua com alguns de seus recordes intocados.
- Maior vencedor da Copa do Mundo
Pelé entrou para o Guinness Book com o recorde de mais títulos conquistados na Copa do Mundo da Fifa. O eterno 10 levantou a taça três vezes. Assim, o Rei do Futebol ajudou a seleção brasileira a ganhar os Mundiais de 1958, 1962 e 1970.
Nenhum jogador em atividade possui mais do que uma Copa do Mundo. Garrincha, Cafu e Ronaldo estão entre as lendas que têm duas. Mas dificilmente alguém conseguirá igualar o feito do Rei.
- Maior número de gols
Pelé, somou em sua carreira 1.283 gols marcados em 1.363 jogos disputados, e isso também colocou o rei no Livro dos Recordes. Desta vez, como o maior artilheiro da história do futebol. Só pelo Santos, ele balançou as redes 1.091 vezes, incluindo jogos não oficiais. Além disso, fez mais 64 gols pelo New York Cosmos e 77 pela seleção brasileira.
- Maior artilheiro da Seleção Brasileira
Com 95 gols em 92 jogos com a camisa amarelinha, pelas contas da Confederação Brasileira de Futebol. Pelé é o líder absoluto da lista de artilheiros da seleção brasileira. No entanto, pelas contas da FIFA, o rei do futebol está empatado com Neymar, com 77 gols.
Segundo levantamento do Goal, o Rei também é o líder em assistências, com 64 passes para gol enquanto representou seu país.
- Maior numero de hat-trick
Durante o mundial de 1958, Pelé fez três gols no jogo contra a França e se tornou o mais jovem a marcar um hat-trick em Copas do Mundo, aos 17 anos.
Além disso, em toda sua carreira, ele marcou nada menos do que 92 hat-tricks, um recorde absoluto. O segundo colocado da lista, por exemplo, é Cristiano Ronaldo, que soma 60 até o momento.
- Jogador mais jovem a ganhar uma Copa
Com 17 anos e 249 dias, Pelé fez dois gols na final da Copa do Mundo de 1958 contra a Suécia e fez história. Ele se tornou o jogador mais jovem a disputar uma final de Copa do Mundo, como também o mais novo a levantar o troféu.
Em 2018, Kylian Mbappé igualou o brasileiro ao se tornar o segundo jogador com menos de 20 anos a balançar as redes em uma final de Copa do Mundo. No entanto, o francês não conseguiu superar os recordes de Pelé.
Leia também: Palmeiras acerta renovação de contrato com Dudu até 2025
REDES SOCIAIS