Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação | TV Cultura
Divulgação | TV Cultura

O time de esportes da TV Cultura acaba de ganhar uma nova comentarista, Bia Figueiredo, ex-piloto da Fórmula Indy, que atualmente corre em outras categorias.

Ela cobre entre esta terça-feira (31) até a próxima quinta-feira (2) o Content Day, em Palm Springs, na Califórnia. A transmissão da Indy estreia na emissora no dia 5 de março.

Bia é piloto profissional e foi a primeira brasileira a correr em uma categoria top do automobilismo mundial, a Fórmula Indy. Vladir Lemos, diretor de Esportes da Cultura, conta que mais do que conhecer a categoria, ela vive o automobilismo. "[Ela] vai dividir isso com nossos telespectadores, nos ajudando a levar ao ar uma transmissão com um nível cada vez melhor de informação".

Leia também: CBV repudia publicação de Wallace, campeão olímpico, sobre dar tiros no presidente Lula

A piloto é também a primeira brasileira a conquistar um lugar no grid e a disputar as 500 Milhas de Indianápolis, além do campeonato integral. "Como ex-piloto da Indy e fã da categoria, será um prazer participar das transmissões desse ano pela TV Cultura".

Sobre Bia Figueiredo

Bia foi a primeira mulher do mundo a vencer na Firestone Indy Lights, a única a vencer na Fórmula Renault, a conquistar uma pole position na Fórmula 3, e a disputar e a vencer no Desafio das Estrelas, torneio anual de kart organizado por Felipe Massa.

No Brasil, disputou cinco temporadas completas da Stock Car, principal categoria do automobilismo nacional. Em 2020, tornou-se mãe, e após nove meses do nascimento do seu primeiro filho, voltou às pistas. Em 2021, nasceu seu segundo filho. Em 2022, disputou a TCR South America.

Em 2023, aos 37 anos, acaba de anunciar a sua participação na categoria nacional mais “pesada” do país, a Copa Truck, onde fará uma temporada completa. Fora das pistas, é representante da América do Sul na Comissão de Mulheres da FIA, onde tem trabalhado fortemente por mais mulheres no automobilismo (nas pistas e nos bastidores), tornou-se sócia de uma agência de conteúdo e segue com forte influências nas redes sociais.

Leia também: Moraes envia à PGR pedido para revogar prisão de Fábio Vieira, ex-comandante da PMDF