Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução / Instagram @nba
Reprodução / Instagram @nba

LeBron James se tornou o maior pontuador da história da NBA. A marca foi alcançada na noite da última terça-feira (7), durante a partida contra o Oklahoma City Thunder.

O astro do basquete norte-americano ultrapassou a marca de Kareem Abdul-Jabbar, histórico pivô do Lakers nas décadas de 70 e 80, que detinha o recorde desde 1984, com 38.387 pontos. Após a cesta que deu fim à hegemonia, o jogo foi paralisado e James recebeu diversas homenagens na quadra. O próprio ex-detentor do recorde conduziu as comemorações e num gesto simbólico e inesquecível: agarrou uma bola e passou para as mãos de LeBron, que não segurou as lágrimas.

“Poder estar com todas essas pessoas, todos esses ídolos aqui... Por favor, aplaudam de pé o Capitão (Kareem Abdul-Jabbar). Isso é para minha esposa, meus meninos, minha mãe, todo mundo. Eu não seria eu sem vocês. Para a NBA, para Adam Silver (comissário da NBA), obrigado. Nunca poderia imaginar nada melhor do que essa noite em um milhão de anos. Obrigado, gente”, declarou o Rei após a homenagem.

O ala, que agora contabiliza 38.390 pontos, registrados com as camisas de Cleveland Cavaliers, Miami Heat e Los Angeles Lakers, está em sua 20ª temporada na NBA. Desde 2003, James impressiona pela força física alinhada com grande qualidade técnica. Ao longo dos anos, o jogador também se destacou pela personalidade fora de quadra.

Leia também: Real Madrid não dá chances para o azar, goleia Al Ahly e vai à final do Mundial

Yago Mateus, armador da seleção brasileira de basquete, é vítima de racismo em jogo da Eurocopa

Em comparação com outros craques do basquete mundial, LeBron também superou Kobe Bryant (33.643 pontos) e Michael Jordan (32.292), o maior jogador de basquete de todos os tempos. Com raríssimas lesões graves, James conseguiu disputar todas as temporadas praticamente inteiras, o que o ajudou a superar o recorde.

LeBron James já detinha o recorde de maior pontuador da história da NBA na soma de todos os jogos. Porém, a fase em playoffs não garante igualdade de jogos. Dessa forma, a liga considera “o maior pontuador de todos os tempos” quem fez mais pontos apenas em temporadas regulares.

King James é um dos maiores jogadores de basquete de toda a história. Alguns fãs do jogador chegam a compará-lo com a lenda Michael Jordan, por conta das grandes conquistas e do grande desempenho em quase todas as temporadas.

Em entrevista ao site da TV Cultura, o comentarista de basquete, Cadum Guimarães, falou sobre as comparações entre os craques. 

“Eu acho inalcançável o recorde do LeBron e, na minha visão, eu acredito que sempre existe comparação entre pessoas. Os números servem para isso. Então, claro que existe comparação entre Michael Jordan e LeBron, por conta das conquistas e recordes que o LeBron vem batendo. Porém, eu acho o Jordan mais jogador. James vai seguir batendo todos os recordes possíveis, mas não supera o Michael Jordan em questão de técnica.

O trono de maior pontuador da história da NBA tem um novo dono. Em seguida, Kareem Abdul-Jabbar (38.387 pontos), Karl Malone (36.928 pontos), Kobe Bryant (33.643 pontos) e Michael Jordan (32.292) fecham a lista de maiores cestinhas.