Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Harold Cunningham/FIFA
Harold Cunningham/FIFA

A dois dias de completar dois meses da morte de Pelé, a cerimônia do Fifa The Best 2023 homenageou o Rei do Futebol nesta segunda-feira (27). O evento sediado em Paris e organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) contou com homenagem em vídeo, participação da família de Pelé, discurso de Ronaldo e apresentação de Seu Jorge.

Inicialmente, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, destacou a importância de Pelé no futebol. Depois de uma homenagem em vídeo que contava a trajetória do ex-jogador, Ronaldo Fenômeno subiu ao palco para entregar em mãos um troféu simbólico a Márcia Aoki, esposa de Pelé.

Em discurso em português, Ronaldo falou sobre sua relação com Pelé: “Um atleta que serviu de inspiração para mim e todo mundo no futebol [...] Quando eu tive a primeira lesão no meu joelho, em 2000, ele me visitou na minha casa, levando muito amor e carinho em um dos momentos mais difíceis da minha vida”.

O atleta falou ainda sobre a relevância do Rei no combate à discriminação racial:

“Ele, um atleta negro, se tornou o rei do esporte mais popular do planeta. Mostrou que o negro pode ser o melhor, mais bem-sucedido e pode vencer o racismo. Essa luta ainda não acabou, mas peço que todos se inspirem na luta do Rei Pelé, para que combatamos o preconceito”, concluiu o Fenômeno.

Márcia Aoki, esposa do ex-jogador, falou emocionada: “Deus nos deu o Edson, e o Edson nos deu Pelé. E o mundo tão bem recebeu ambos. Minhas palavras são: gratidão, gratidão, gratidão".

Ao final da homenagem, o cantor Seu Jorge realizou uma apresentação musical, cantando uma versão em português da música "Changes", de David Bowie.

Leia mais:Lewis Capaldi tem crise de Tourette durante show e público o ajuda finalizar seu maior hit

“O maior atleta de todos os tempos”

Considerado por muitos como o “maior atleta de todos os tempos”, Edson Arantes do Nascimento, popularmente conhecido como Pelé, morreu no dia 29 de dezembro de 2022. Aos 82 anos, o único jogador que venceu três Copas do Mundo, foi vítima de falência de múltiplos órgãos, após progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia.

Leia mais: Fifa The Best: Messi vence o prêmio de melhor jogador no masculino; Putellas leva no feminino