Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Harold Cunningham/FIFA
Harold Cunningham/FIFA

A cerimônia Fifa The Best, realizada na segunda-feira (27), homenageou os melhores jogadores e treinadores do mundo. A edição 2023, sediada em Paris (França), considerou os atletas em atuação entre agosto de 2021 e dezembro de 2022.

Saiba quem foram os vencedores em cada categoria:

Melhor Jogador do Mundo: Lionel Messi (Argentina, PSG)

Com disputa ao lado dos franceses Benzema e Mbappé, o craque argentino levou o sétimo troféu de melhor do mundo.

Melhor jogadora do mundo: Alexia Putellas (Espanha, Barcelona)

Alexia recebeu o prêmio pela segunda edição consecutiva. A atleta do Barcelona disputou com a inglesa Beth Mead, do Arsenal, e a norte-americana Alex Morgan, do San Diego Wave.

Uma curiosidade: a jogadora brasileira Marta já recebeu seis troféus desta categoria ao longo de sua carreira, sendo considerada a maior vencedora da premiação feminina.

Melhor treinador no futebol masculino: Lionel Scaloni (Argentina)

O técnico, campeão da Copa do Mundo do Catar de 2022 com a Seleção Argentina, venceu a categoria. O treinador disputava com Pep Guardiola, do Manchester City, e com Carlo Ancelotti, do Real Madrid.

Melhor treinadora no futebol feminino: Sarina Wiegman (Holanda, seleção da Inglaterra)

Sarina, que em discurso destinou seu prêmio às mulheres que se dedicam ao futebol feminino, conquistou o troféu. A sueca Pia Sundhage, da seleção brasileira, e a francesa Sonia Bompastor, técnica do Lyon, estavam concorrendo. 

Melhor goleiro do mundo: Emiliano Martínez (Argentina, Aston Villa)

Aos 30 anos, o argentino que venceu a Copa do Mundo do Catar, recebeu o seu primeiro troféu de Júlio César, ex-goleiro brasileiro. Courtois, belga do Real Madrid, e Bono, marroquino do Sevilla, também estavam entre os finalistas.

Melhor goleira do mundo: Mary Earps (Inglaterra, Manchester United)

Aos 29 anos, ela venceu na votação a chilena Christiane Endler (Lyon) e a alemã Ann-Katrin Berger (Chelsea).

Prêmio Puskás: Marcin Oleksy (Polônia, Warta Poznan)

O prêmio, destinado ao gol mais bonito do futebol, foi entregue ao polonês Marcin Oleksy, atleta amputado que fez o gol numa partida entre Warta Poznan e Stal Rzeszow em novembro de 2022. Também estavam na disputa Payet e Richarlison, o único brasileiro que concorria a um dos prêmios da edição.

Fifa Fan Award: torcedores da seleção argentina

A seleção argentina venceu o prêmio dedicado aos melhores torcedores; estavam na disputa um torcedor da Arábia Saudita e entusiastas do Japão.

Fifa Fair Play: Luka Lochoshvili (Geórgia, Cremonese)

Na categoria que celebra atletas ou clubes com posturas que exaltam o espírito esportivo, venceu o georgiano Luka Lochoshvili. Durante uma partida, o atleta ajudou a salvar a vida de um adversário.

Foto: Harold Cunningham/FIFA

Seleção Fifpro feminina: Endler, Bronze, Williamson, Renard e Leon; Putellas, Walsh, Oberdorf; Alex Morgan, Sam Kerr e Mead.

Seleção Fifpro masculina: Courtois, Hakimi, Van Dijk e Cancelo; De Bruyne, Modric, Casemiro e Messi; Mbappé, Benzema e Haaland.

Na categoria “Seleção Fifpro” são escolhidos 11 jogadores da seleção da temporada, isto é, o “time ideal” do futebol atual. Casemiro, do Manchester United, foi o único brasileiro da edição eleito para seleção do ano da Fifa.

Veja imagens: Webstory: Veja quem foram os vencedores do Fifa The Best