O surfista Owen Wright, medalhista de bronze em Tóquio 2020, anunciou sua aposentadoria por meio de um vídeo nas redes sociais nesta terça-feira (21).
Na elite do surfe por mais de 10 anos, a decisão de Owen sobre o fim da carreira veio após conversas com familiares, médicos e amigos.
Em 2015, Owen sofreu uma lesão cerebral durante um treino para o Pipeline Masters. Na ocasião, uma onda de mais de quatro metros atingiu o surfista e causou uma concussão na cabeça, com hemorragia e inchaço cerebral. Ele ficou afastado por 15 meses.
Ele venceu quatro competições na WSL: o Quiksilver Pro New York 2011, o Fiji Pro Cloudbreak 2015, o Quiksilver Pro Gold Coast 2017 e o Outerknown Tahiti Pro 2019.
O bronze em Tóquio, na estreia do esporte nas Olimpíadas, veio contra o brasileiro Gabriel Medina.
“Dada a minha história recente com lesões na cabeça e concussões, competir em algumas das ondas mais pesadas do planeta não é mais do interesse da minha saúde a longo prazo. Me destaquei nessas condições ao longo da minha carreira, mas os riscos associados a esse tipo de surfe são muito significativos para alguém na minha posição, dado o meu histórico médico”, escreveu Owen na publicação.
REDES SOCIAIS