Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem TV Cultura
Montagem TV Cultura

A partir desta segunda-feira (3), o Cartão Verde, um dos mais tradicionais programas do jornalismo esportivo do Brasil, esta de volta à grade da emissora. O retorno acontece justamente no dia em que sua primeira exibição completará 30 anos.

Leia mais: Lula e CBF oficializam o Brasil como candidato à sede da Copa do Mundo Feminina em 2027

O programa foi idealizado pelo jornalista Michel Laurence, e foi exibido a partir de 1993 no formato mesa-redonda, uma das poucas coisas que não mudaram no programa que trocou de dia de exibição, apresentador e comentaristas várias vezes ao longo dos anos. Recebeu, em 1997, o Troféu APCA de melhor programa jornalístico.

Ao longo desse período se transformou em uma referência no segmento. Por sua bancada passaram alguns dos maiores nomes da crônica esportiva. Entre eles, um dos idealizadores do programa, o falecido jornalista Armando Nogueira.

O tempo passou, mas o Cartão Verde seguiu, e seguirá, fiel à proposta de oferecer ao telespectador debates relevantes sobre os temas ligados ao mundo do futebol. E permanecerá estabelecendo, como sempre fez também, uma conexão com profissionais de outras áreas, certo de que essa é a melhor maneira de revelar a dimensão do futebol e do esporte em nossa cultura.

Relembre os apresentadores do Cartão Verde:

Flávio Prado

O jornalista Flávio Prado apresentou o Cartão Verde durante 11 anos. A mesa-redonda era composta por Armando Nogueira, Luis Alberto Volpe, que comandou o outro clássico Grandes Momentos do Esporte”, e José Trajano.

Ao longo dos anos, a bancada chegou a mudar algumas vezes, e teve a formação com Juca Kfouri, Juarez Soares e Osmar de Oliveira.

Juca Kfouri

Juca Kfouri participou do programa entre 1995 e 2000, como comentarista da atração. Após uma passagem pela Rede TV, o jornalista retornou à emissora para apresentar o Cartão Verde, onde ficou de 2003 a 2005.


Vladir Lemos

O jornalista e diretor de esportes na TV Cultura, Vladir Lemos, assumiu o comando do programa no ano de 2006. No ano de 2008, os comentaristas eram Victor Birner, Sócrates e Xico Sá. Com a morte de Sócrates, em dezembro de 2011, e a saída de , em janeiro de 2012, foram contratados Celso Unzelte em junho de 2012 e Roberto Rivelino, em novembro de 2012.

"O Cartão Verde é, sem dúvida, uma das maiores marcas da TV Cultura. Ao longo dessas três décadas cumpriu um papel importante dentro da crônica esportiva. E a retomada do programa vai nos ajudar a evidenciar ainda mais a atenção dada ao esporte na grade atual da emissora", diz Lemos.

Leia também: Lewis Hamilton celebra condenação de Nelson Piquet por racismo e homofobia