O Sport foi nomeado ao prêmio de clube mais inclusivo do Brasil. O anúncio do vencedor será realizado na Conferência Nacional de Futebol (Conafut) que acontecerá nos dias 22 e 23 de junho, em São Paulo. O time da capital pernambucana duela contra Bahia e Vasco pelo troféu. O certificado é disputado por uma eleição composta por participação popular (10%), integrantes da edição (20%) e especialistas (70%).
O clube de Recife realizou diversas ações nos últimos anos que o colocaram em posição de ser indicado a tal rótulo, entre elas estão a criação da vice-presidência de inclusão e diversidade, a qual Gil do Vigor, é um dos diretores. A vice-presidente do departamento, Roberta Negrini, será uma das palestrantes do evento, sendo a única representante de um dos clubes envolvidos na grade de atividades.
“Com mais de 100 anos de tradição e sabendo da capacidade de mobilizar milhões, o Sport tem como objetivo a promoção de um ambiente inclusivo, amplamente diverso e que construa uma cultura de paz, assim adotando como sua missão combater qualquer ato de violência”, afirma Negrini.
Roberta também comenta sobre a capacitação que o time promove junto aos seus funcionários, além de eventos a fim de incluir todos no ambiente do esporte, principalmente, no futebol. São ações como: o Ilha Plural, o Dia Das Mães no Leão, a gratuidade para Pessoas Com Deficiência (PCDs) nos jogos e a chegada da clínica Somar, referência no tratamento de autismo, para o complexo da Ilha do Retiro que justificam a indicação do clube.
“É motivo de grande orgulho para nós concorrer ao prêmio. Acredito ser um reconhecimento ao que temos feito nos últimos anos e sabemos que podemos fazer ainda mais, mas creio que estamos no caminho certo”, completa Roberta.
Leia também: Com gol no finalzinho, West Ham vence a Fiorentina e conquista título da Conference League
O Sport ainda trabalha para a realização de mais atividades no futuro. O clube, em parceria com o Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+, fundado por Onã Rudá, vai promover curso de atualização para atender melhor a comunidade LGBTQIA+. Além disso, vai receber no mês de junho, os jogos do Orgulho do Recife, ação promovida pela prefeitura da cidade que busca inserir a população LGBTQIAP+ no meio esportivo.
Além da participação de Roberta Negrini, outros personagens importantes do futebol brasileiro estão confirmados nas palestras, como os ex-goleiros Emerson Ferretti e Fernando Prass, o Head of Sports Partnership do YouTube no Brasil, Victor Machado, e José Manssur, do Ministério da Fazenda.
Com mais de 20 horas de programação, a expectativa é de que mais de 800 pessoas compareçam ao evento, entre profissionais de clubes, federações, confederações, agências, patrocinadores, órgãos públicos, entre outros.
Os debates vão das 9h às 18h, com painéis de temas relacionados ao esporte, como diversidade no futebol, modelos de negócio dos clubes, estratégias de marketing, patrocínio para o futebol feminino, criação da nova liga e discussões sobre as apostas esportivas.
Neste ano, o Espaço Fit - Nações Unidas, em São Paulo, receberá a sexta edição do evento, que ocorre desde 2017. A convenção tem o intuito de gerar debates e reflexões sobre os principais temas do futebol nacional e incentivar "cases" considerados exemplos de profissionalismo no setor, além de ajudar no desenvolvimento do esporte.
Leia também: Inter Miami oficializa contratação de Lionel Messi
REDES SOCIAIS