Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Uma derrota dói bastante para um atleta profissional. Em uma semifinal, onde a taça está bem perto, a dor é ainda mais profunda. Mas nem por isso, a derrota mostra pontos negativos.

A campanha da tenista brasileira Bia Haddad Maia, que chegou nas semifinais de Roland Garros, um dos torneios mais importantes da modalidade, é para ser celebrada. Para o Brasil, foi um feito histórico e será uma história contada para sempre.

Mas muitos torcedores brasileiros passaram a conhecer a tenista neste momento. Com 27 anos, ela já possui uma grande carreira no tênis e com grandes conquistas.

Para se inteirar ainda mais sobre sua carreira e se tornar fã, o site da TV Cultura lista grandes feitos de Bia Haddad Maia em sua trajetória no esporte.

- Top 10 do ranking mundial das duplas

A brasileira não faz sucesso apenas jogando simples. Bia também é muito boa jogando em torneios de dupla. A mais recente conquista foi o WTA 1000 de Madri, quando venceu a competição ao lado da bielorrussa Victoria Azarenka.

Ao longo de sua carreira, foram oito finais de competições de duplas, com cinco vitórias e três derrotas. Os resultados a colocaram entre as 10 melhores jogadoras de duplas do mundo.

- Habilidade na grama

No tênis, não há muito tempo para descanso. Toda semana, há um novo torneio para jogar. E quem viu a Bia jogando em 2022, tem muitas expectativas para os próximos dias.

A partir da próxima semana, começa a temporada de grama para a elite do tênis. No ano passado, a tenista venceu três torneios nesse piso. Foram os WTAs 250 de Nottingham e Birmingham no simples e o Nottingham Open nas duplas ao lado da chinesa Zhang Shuai.

- Já fez final de Grand Slam

Muitos estavam na expectativa para Bia chegar a final de Roland Garros. Mas, o que muitos não sabem, é que ela já esteve numa final de Grand Slam em sua carreira.

Em 2022, ao lado da cazaque Anna Danilina, jogou a final do Australian nas duplas. Esse foi a melhor performance de uma brasileira em Grand Slam desde Maria Esther Bueno.

Infelizmente, a vitória não aconteceu. As meninas perderam para as tchecas Barbora Krejcíková e Katerina Siniaková.

- Final do WTA 1000 do Canadá

Outra campanha histórica de Bia foi no WTA 1000 do Canadá em agosto de 2022. Esse é um torneio que ela guarda com muito carinho.

Mesmo perdendo a final para Simona Halep, a campanha foi cinematográfica. Durante o torneio, ela venceu Iga Swiatek, se tornando a primeira brasileira a vencer uma número 1 do ranking mundial, a finalista do US Open Leylah Fernandez, a campeã olímpica Belinda Bencic e Karolína Plíšková.

- Primeira brasileira no WTA Final

Em todo fim de temporada, a WTA, principal organizadora dos torneios de tênis do mundo, reune os atletas de melhor desempenho para fazer um torneio.

E o ano de 2022 da Bia nas duplas foi fantástico. Foram quatro finais, incluindo uma de Grand Slam e outra de WTA 1000. O desempenho a colocou entre as melhores do mundo. Dessa maneira, se tornou a primeira brasileira a alcançar o WTA Final.