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Reprodução/Instagram @goesmalteznutris
Reprodução/Instagram @goesmalteznutris

O universo fitness acaba de ganhar um novo xodó. Com mais de 160 mil seguidores e vendo esses números crescerem a cada dia, Rodrigo Góes se tornou o rei do react ao comentar os corpos musculosos de anônimos e famosos, estourando a bolha do universo “maromba” nas redes sociais.

Em entrevista exclusiva ao site da TV Cultura, o nutricionista, atleta e produtor de conteúdo explica como cria os jargões e defende a prática do fisiculturismo sem a utilização de esteroides anabolizantes.

Uma das características mais marcantes de Rodrigo é a pronúncia de termos em inglês sem sotaque. Nomes como Chris Bumstead e Nick Walker, por exemplo, parecem ser pronunciados por um estadunidense, e não por um brasileiro. O produtor de conteúdo também utiliza diversas expressões, como as famosas “look at him” (“olhe para ele” em inglês) “fake natty” (falso natural).

Para o atleta, essa é uma característica natural. Isso se deve ao período em que ele residiu nos Estados Unidos, onde concluiu o ensino médio. “Como eu morei lá (nos Estados Unidos), tento pronunciar todos os nomes de maneira correta. Quando percebi, isso viralizou no TikTok (...) então peguei isso e adotei”, conta.

Seu jeito de se comunicar nos vídeos, segundo ele, é uma mescla de William Bonner com narrações da “Discovery Investigation”, uma rede norte-americana de televisão dedicada ao jornalismo investigativo.

O principal motivo que fez Rodrigo gravar seu primeiro vídeo, há cerca de um ano, foi a popularização do fisiculturismo, assim como uma espécie de “banalização” do esporte e do uso de hormônios.

“Eu via que a nova geração está muito iludida pelo que é o mundo do bodybuilding (“fisiculturismo” em inglês), pelo que é a construção de músculos. Eu vi que estava tendo muita apologia ao uso de esteroides anabolizantes”, aponta.

Para o nutricionista, o objetivo de seus vídeos é transmitir uma mensagem positiva de maneira cômica e que, ao mesmo tempo, contribua para um “conteúdo antidrogas (...) prezando a prática do esporte natural”.

“Suco”

Nos Estados Unidos, uma das gírias para se referir a esteroides anabolizantes é juice (“suco”, em inglês). Por isso, Rodrigo decidiu traduzir o termo e trazê-la para seus comentários. A cada dia a expressão é mais entendida não só entre os praticantes da musculação, como os leigos. Frase como, “o suco vicia!”, dita por ele nos reacts, serve como um alerta aos praticantes. “Não fica tão pesado. Criei algo mais leve, até com um tom humorístico”, explica.


Fisiculturismo natural

Além de divertir, Rodrigo também busca informar seus espectadores da importância da prática do esporte com consciência. “Quero que a nova geração compreenda tudo o que é o bodybuilding antes de embarcar nessa, porque, muitas vezes, é um caminho sem volta”.

Para a prática do fisiculturismo é necessária a conscientização porque quando há uso de drogas, o corpo e a mente são danificados. “Quando você para (de utilizar as drogas mais usadas pelos fisiculturistas), você perde músculos (...) e isso mexe muito com o psicológico”, afirma o nutricionista.

O profissional classifica seu conteúdo como uma “conscientização de forma humorada”.

Ele também tem um quadro para comentar os corpos e músculos de personalidades do meio, onde ele questiona com a frase “natural ou fake natty”. “Sinto que este é um trabalho muito gratificante. Muita gente fala que desistiu de comprar esteroides ou que vai parar (...) no fim, é isso: uma campanha antidrogas (...) quero que as pessoas saibam o que está por trás. Não é só um arco-íris”, conclui o profissional.

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