Mais Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Durante os Jogos Sul-Americanos de Atletismo, que está sendo realizado em São Paulo, Erik Cardoso conquistou a medalha de prata nos 100m rasos com um tempo de 9s97. Além do índice olímpico, também garante uma vaga no Mundial da modalidade.
Mesmo sendo um feito gigante, esse não é o único motivo para o momento ser histórico. Foi a primeira vez que um velocista brasileiro conseguiu correr abaixo dos 10 segundos. A melhor marca, que era de 10s cravado, pertencia a Robson Caetano, e já durava 35 anos.
A prova foi vencida por Asinga Issamade, do Suriname, que fechou a prova em 9s89. Paulo André, outro brasileira que competiu nos 100m, ficou em quarto lugar com um tempo de 10s03.
Leia também: Medalhista olímpico Thiago Braz é suspenso após testar positivo em exame antidoping
“Graças a Deus eu tive a graça de correr muito bem hoje. A gente sabe que tem o momento certo para tudo e foi o momento certo para essa marca espetacular. Recorde brasileiro. Poder correr em casa, no Brasil. É uma sensação única”, disse Cardoso aos jornalistas após a prova.
Mais vaga olímpica
Além da vaga nos 100m rasos, o Brasil conquistou um lugar no salto triplo. Almir Júnior conquistou o índice olímpico no salto triplo ao saltar 17,24m.
REDES SOCIAIS