Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução / Instagram @kauan.basile
Reprodução / Instagram @kauan.basile

Jovens talentos têm sido descobertos cada vez mais cedo no Brasil. O crescimento da popularidade de vários esportes também é um fator que contribui para que as crianças se interessem por essas modalidades.

Nas Olimpíadas de Tóquio, a skatista Rayssa Leal foi a principal personagem do surgimento dessa nova safra de grandes talentos. Aos 13 anos, Fadinha conquistou a medalha de prata na categoria street e se tornou a brasileira mais jovem a conquistar uma medalha olímpica. Além disso, ela é a sétima medalhista mais jovem de toda a história dos Jogos Olímpicos.

O mais jovem medalhista olímpico da história (que se tem registro) é Dimitrios Loundras, que fez parte da equipe de ginastas das barras paralelas da Grécia na Olimpíada de 1896, a primeira da era moderna. De acordo com o site oficial das Olimpíadas, ele tinha apenas 10 anos e 218 dias de idade.

Leia também: Vini Jr é eleito por sindicato o melhor jogador de LaLiga na temporada passada

Pan 2023: mulheres conquistam mais medalhas do que os homens pela primeira vez na história

Em esportes olímpicos ou não, o Brasil tem registrado o surgimento de novos talentos em diversas modalidades. Inclusive, muitos destes atletas ainda são crianças, que já têm se destacado e, por isso, elevam a expectativa do esporte para o futuro.

Dessa forma, conheça as crianças brasileiras que são consideradas as principais promessas de suas modalidades.

Helena Laurino

A garota de apenas 11 anos é integrante da seleção júnior do skate e foi a primeira brasileira da história a executar uma manobra clássica do skate: o 540º, no início de setembro.

Helena Severi

A jovem Helena Severi, de apenas 9 anos, vem se destacando no cenário do jiu-jitsu brasileiro. Mesmo com pouquíssima idade, a pequena lutadora já conquistou dois Brazilian Champion, um European Kids, dois South American Champion e dois Paulista Champion.

Kauan Basile

Kauan, de 11 anos, é uma das principais promessas do Santos e do futebol brasileiro. O jovem é o jogador que mais balançou as redes adversárias numa mesma edição do campeonato paulista da categoria. O atleta do alvinegro praiano é patrocinado pela Nike desde 2021.

Gui Khury

Em 2021, o skatista de 14 anos foi o primeiro a completar um 1080º em uma competição de vertical, o que lhe rendeu a medalha de ouro na prova de melhor manobra dos XGames, em Vista, Califórnia (EUA).

Estes são nomes de jovens brasileiros para anotar e ficar na torcida nos próximos anos.