Claudiney Batista, conquistou o bicampeonato nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago no arremesso de disco da classe F56.
A medalha de ouro conquistada pelo atleta é uma das 42 obtidas por atletas do Time São Paulo nos primeiros cinco dias da edição de 2023.
Os competidores, que recebem apoio do Governo do Estado de São Paulo e integram a equipe da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado (SEDPcD), somam, até o momento, 71 medalhas para o Brasil, que é líder no quadro geral.
Leia também: Max Verstappen conquista a 12ª pole do ano no GP de Abu Dhabi da Fórmula 1
O mineiro pratica atletismo desde 2006, um ano após sofrer um acidente de moto que causou a amputação de sua perna esquerda. Claudiney já era atleta antes do ocorrido. Na época, ele treinava halterofilismo.
Antes da vitória dessa quinta-feira (23), ele apresentava quatro medalhas em mundiais de sua categoria, dois ouros e duas pratas, divididas nos arremessos de disco e de dardo. Agora, com essa nova conquista, passa a ter três medalhas de ouro em Jogos Parapan-Americanos, dois deles no arremesso de disco da classe F56 e outra no arremesso de dardo.
O primeiro triunfo dele ocorreu no Parapan-Americano em 2011, após sair vitorioso na modalidade de lançamento de dardo. Na última Paralimpíada, em Tóquio, no ano 2020, consolidou o desempenho ao voltar de lá com uma medalha de ouro, mas desta vez no arremesso de disco.
Leia também: Confira os destaques do esporte da TV Cultura neste fim de semana
REDES SOCIAIS