Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Instagram @cacau_18
Reprodução/ Instagram @cacau_18

O atacante Cacau, campeão da Bundesliga pelo Stuttgart na temporada 2006/07 e jogador da seleção da Alemanha na Copa do Mundo de 2010, participou da comemoração dos 60 anos da Bundesliga, que aconteceu em São Paulo nessa quarta-feira (13).

Leia mais: Ação "Pelé no Dicionário" conquista duas categorias no maior prêmio de live marketing do Brasil

Cacau fez toda sua trajetória no futebol europeu e asiático, iniciou sua carreira na Alemanha aos 18 anos, quando foi levado pelo primo do seu treinador na época, Mauro Correia, para testes no pequeno time Turk Gucu Munchen, então na quinta divisão alemã.

“Eu cheguei na Alemanha para jogar a quinta divisão. Definitivamente, o começo não foi fácil e só depois de muito tempo que eu pude estrear na Bundesliga, jogando pelo Nuremberg. Foi um sonho realizado”, afirmou o ex-atleta.

No Nuremberg, que é o segundo maior campeão da história da Bundesliga, o atacante ganhou destaque e chamou a atenção do Stuttgart.

“Me lembro que nesta temporada tivemos um jogo importante contra o Hertha Berlim, que foi televisionado aqui no Brasil e minha família toda se reuniu para assistir ao jogo na praça da cidade. Isso é extremamente especial”, relembra.

O brasileiro não teve uma boa primeira temporada no Stuttgart. Porém já no ano seguinte Cacau se tornou um dos principais nomes do elenco, tendo marcado 23 gols em 45 partidas, sua melhor média na carreira.

“Na temporada 2006/07 nosso objetivo era se manter na Bundesliga, mas acabamos conseguindo uma boa arrancada na reta final da competição. Eu lembro que o Schalke 04 estava com 7 pontos na frente, mas conseguimos buscar”, conta o ex-atacante.

Com o bom momento no Stuttgart, Cacau recebeu a honra de jogar a Copa do Mundo de 2010 pelo país. O atacante chegou a marcar um gol contra a Austrália na goleada por 4 x 0.

Atualmente o futebol brasileiro está em baixa na Alemanha, para Cacau, o atleta precisa estar disposto a se adaptar e aceitar a cultura do país europeu.

“A versatilidade do brasileiro é o que nos faz sobreviver e vencer no futebol alemão. Quando você está disposto a se adaptar, a se reinventar, a gente consegue fazer, porque jogar bola, se divertir, a gente sabe”, finaliza.

Leia também: The Best 2023: Messi, Haaland e Mbappé disputam o prêmio de melhor jogador