Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/X/@vinijr
Reprodução/X/@vinijr

O atacante Vinicius Júnior usou as redes sociais nesta quinta-feira (14) para cobrar uma punição da Uefa contra a torcida do Atlético de Madrid por ataques racistas antes da partida contra a Inter de Milão na Liga dos Campeões. O brasileiro foi chamado de “chimpanzé” pelos colchoneros antes da bola rolar na última quarta (13).

“Espero que vocês já tenham pensado na punição deles @ChampionsLeague👍🏿 @UEFA👍🏿 É uma triste realidade que passa até nos jogos que eu não estou presente!”, escreveu o jogador.


De acordo com o jornal As, os torcedores atacaram o brasileiro enquanto esperavam o ônibus do clube chegar ao estádio. Quando a torcida puxava um canto para exaltar o clube (Alé, alé, alé, Atleti te amo, contigo até o final), um grupo mudou a letra para ofender o brasileiro.

Leia também: Técnido do Dortmund exalta desempenho de Sancho: "Está crescendo"

A La Liga, organizadora do campeonato espanhol de futebol, se manifestou sobre o caso e informou que denunciará a torcida do Atlético de Madrid no Ministério Público do país.

“LaLiga denunciará perante a Procuradoria de Combate ao Ódio os lamentáveis cânticos racistas contra Vinicius Jr. antes do jogo de ontem da Uefa Champions League entre o Atlético de Madrid e a Inter de Milão, mesmo que o jogo seja em outra competição e mesmo que os cânticos tenham ocorrido fora do estádio. LaLiga está muito empenhada em fazer do futebol um espaço livre de ódio e continuará combatendo implacavelmente qualquer atitude de racismo, homofobia, violência, ódio... seja qual for a competição”, disse o órgão em nota.

O histórico entre Vini Jr e a torcida do Atlético de Madrid é longo. Desde a temporada passada, os torcedores atacam o jogador brasileiro. Em um episódio, chegaram a simular um enforcamento do atleta em uma ponte.

O atleta é alvo de torcidas em diversos estádios na Espanha. O episódio mais recente foi na partida contra o Valencia, quando foi vaiada e atacado o jogo inteiro. Na ocasião, marcou dois gols e comemorou com o gesto anti-racista.

Leia também: TV Cultura transmite Oeste e Juventus neste sábado (16) pelo Paulistão A2