Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/X/@RolandGarros
Reprodução/X/@RolandGarros

O retorno do Rei do Saibro a Roland Garros durou pouco. O espanhol Rafael Nadal perdeu na primeira rodada do Grand Slam para o alemão Alexander Zverev, número 4 do mundo, por 3 sets a 0 (6/3, 7/6 e 6/3). O tenista 14 vezes campeão do torneio voltava após dois anos, pois ficou afastado do circuito por conta de uma lesão no quadril.

É a primeira vez que Nadal é eliminado do torneio na primeira rodada. Seu retrospecto em Roland Garros é de 112 vitórias e apenas quatro derrotas.

Apesar da temporada de 2024 ser tratada como a última de Nadal, ele não cravou que essa é sua despedida de Roland Garros.

Leia também: Newgarden ultrapassa O’Ward na penúltima curva e conquista o bi das 500 Milhas de Indianápolis

“É muito difícil para mim falar. Eu não sei se vai ser minha última vez aqui, sinceramente. Foi uma preparação incrível até aqui. É difícil descrever os sentimentos que senti aqui hoje. Foi um ano difícil, com todas as lesões. É claro que minha ideia era ganhar, mas foi um jogo difícil, contra um grande tenista que é o Sascha. Não posso afirmar que é minha última vez em Roland Garros”, disse o espanhol ainda dentro da quadra.

Por estar em uma posição ruim no ranking, Nadal poderia enfrentar qualquer adversário na primeira rodada. A torcida ficou ao seu lado durante toda a partida. Mas, Zverev vem uma fase boa na temporada e conquistou o ATP 1000 de Roma há poucas semanas.

Sobre o jogo

Mesmo Nadal competindo em Madrid e em Roma, é sabido que ele não está na sua melhor forma de jogo. Pelo problema no quadril, ele ficou mais de um ano sem competir em um Grand Slam.

Logo no primeiro saque, Zverev quebrou o adversário e jogou com uma vantagem de dois games. Isso deu tranquilidade para o alemão, que não precisou se arriscar no início do jogo. Uma nova quebra no nono game definiu a parcial em 6/3 para Sascha.

O segundo set foi o mais competitivo. O espanhol encontrou seu ritmo de jogo e fez o alemão correr. Nadal quebrou o serviço do adversário e chegou abrir dois games de vantagem. Mas, Zverev mostrou porque está no topo do ranking. Ele salvou um game que poderia dar o set para o rival e forçou o tiebrek.

O desempate foi equilibrado, mas o físico do alemão se sobrepôs. Ele salvou duas curtas de Nadal e aproveitou seus serviços.

Leia também: Fórmula 1: Charles Leclerc vence o Grande Prêmio de Mônaco

O set final teve um roteiro muito parecido com o segundo. Nadal começou bem, impôs uma quebra e abriu vantagem. Mas Sascha elevou o nível e correu muito para evitar que o espanhol ganhasse um set. O alemão virou para 4 a 3 e conseguiu administrar o jogo, fechando qualquer possibilidade de virada.