Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Instagram @championsleague
Reprodução | Instagram @championsleague

A nova temporada da principal competição de clubes da Europa começou com um novo formato que, logo nas primeiras rodadas, proporcionou grandes jogos.

O Barcelona estreou na Champions League 2024/25 com derrota para o Mônaco por 2 a 1. Contudo, a partida marcou mais uma boa atuação do jovem espanhol Lamine Yamal, que marcou seu primeiro gol pela equipe catalã na competição.

Yamal balançou as redes aos 17 anos e 68 dias de vida. Com isso, ganhou posição de destaque na lista dos mais jovens a marcar na Champions, ficando atrás apenas de seu companheiro de equipe, Ansu Fati, que, com 17 anos e 40 dias, marcou um gol na vitória contra a Inter de Milão, por 2 a 1, em 10 de dezembro de 2019.

Outros grandes nomes que balançaram as redes e estão presentes no ranking dos mais jovens incluem Jude Bellingham, que marcou pelo Borussia Dortmund na derrota para o Manchester City por 2 a 1, aos 17 anos e 289 dias, em abril de 2021.

Além dele, o brasileiro Endrick também marcou em sua estreia pelo Real Madrid na última semana, contra o Stuttgart, da Alemanha. Aos 18 anos e 58 dias, o atacante se tornou o segundo atleta não europeu mais jovem a marcar na Champions, e o mais jovem do time merengue, superando ninguém menos que Raúl González, que havia marcado aos 18 anos e 113 dias.

Veja imagens: Webstory: "Jogadores mais jovens a marcar em Champions"

Confira a lista dos artilheiros mais jovens do torneio:

Ansu Fati

No topo da lista, com apenas 17 anos e 40 dias, o jovem espanhol disputava seu terceiro jogo de Champions League pelo Barcelona, marcando na vitória por 2 a 1 contra a equipe da Inter de Milão, fora de casa, em 10 de dezembro de 2019.



Antonio Nusa

O norueguês Antonio Nusa é o terceiro colocado dessa lista. Aos 17 anos e 149 dias, o atacante atuava no Club Brugge, da Bélgica, quando balançou as redes na vitória por 4 a 0 diante do Porto, em 19 de setembro de 2022. Atualmente, Nusa defende a equipe do RB Leipzig, da Alemanha.



Peter Ofori-Quaye

O ganês foi o primeiro atleta não europeu mais jovem a marcar em sua estreia na Champions League. Peter marcou um gol pelo Olympiacos, da Grécia, com 17 anos e 194 dias, em 1997. Na época, seu gol desbancou o ucraniano Andriy Shevchenko, que até então era o jogador mais jovem a marcar na competição.



Mateo Kovačić

Com 17 anos e 215 dias, o croata foi o responsável pelo único gol do Dínamo Zagreb na derrota por 7 a 1 para o Lyon, em 7 de dezembro de 2011.



Cesc Fàbregas

Campeão do Mundo pela Espanha e conhecido por jogar por grandes clubes como Barcelona, Arsenal e Chelsea, Cesc Fàbregas marcou um dos gols do Arsenal na vitória por 5 a 1 contra o Rosenborg Ballklub em dezembro de 2004. Na época, o espanhol tinha 17 anos e 217 dias