Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Manchester City
Reprodução | Manchester City

Um dos principais jogadores do mundo e finalista da Bola de Ouro deste ano, que será entregue na próxima segunda-feira (28), Erling Haaland, atacante de 24 anos do Manchester City, começou sua carreira no modesto Bryne FK, da Noruega. Em entrevista concedida à plataforma Flashscore, especializada em dados e estatísticas no futebol, Alf-Ingve Berntsen, técnico do clube na época, relembra das qualidades e atributos que fizeram o atleta brilhar em sua carreira.

“Ele cresceu em seu ambiente natural, é claro que nosso clube não tinha uma grande estrutura. Mas isso foi bom para ele, que pôde se desenvolver e desfrutar do futebol. Para nós, estava claro que os grandes clubes acabariam se interessando por ele", comenta Berntsen.

Hoje no City, um dos principais times do mundo, Haaland possui 101 gols e 14 assistências em 109 jogos, de acordo com a Flashscore. Ele contribuiu para a conquista da primeira Champions League da história do clube, duas Premier Leagues, uma Supertaça Europeia, Taça da Inglaterra e Supertaça da Inglaterra.

Antes que isso acontecesse, Haaland passou por uma educação local. “Ele trabalhava duro e entendeu desde cedo o que era o futebol de alto nível. A preparação, a dieta, o respeito pelos colegas e pelos adversários, mas também as doses extras de treinamento o favoreceram. Ele é muito talentoso, mas também treinou muito", destacou Berntsen.

Leia também: Varela, do Flamengo, é visto em confusão de torcedores uruguaios no Recreio

Além dos genes do futebol, atributos físicos e do talento, o ambiente em que Haaland cresceu o ajudou em seu caminho para o sucesso. "Vivemos em uma local, no sul da Noruega, onde há ar puro e fresco. Não há muita poluição. É uma área agrícola, portanto, temos muitos alimentos orgânicos de boa qualidade como peixe, carne e vegetais", revelou o técnico norueguês.

De Bryne, Haaland foi para o Molde, onde deixou sua marca no futebol profissional e consolidou seu status como um dos maiores talentos da Europa. Isso foi notado em Salzburg e depois em Dortmund, antes de finalmente conseguir se transferir para Manchester.

"Toda a família Haaland tomou uma decisão muito boa na época. Eles sabiam exatamente o que estavam fazendo e pensaram muito nisso. Por exemplo, eles estavam muito interessados em saber como eram as instalações de treinamento de cada clube. Eles estavam procurando onde Erling teria tempo suficiente para jogar e onde as condições eram boas", contou Berntsen.

Nas ligas austríaca, alemã e inglesa, Haaland teve desempenhos que alcançam regularmente a média de um gol por jogo. "Ele sempre marcou gols, em todas as faixas etárias. Estava claro que isso continuaria", apontou o treinador.

De acordo com os dados da Flashscore, Haaland, ao longo de toda a sua carreira, anotou 294 gols e deu 50 assistências, em 352 jogos, o que corresponde a uma média de aproximadamente 0,83 gols por partida. O norueguês é um dos grandes nomes a disputar a Bola de Ouro desta temporada, que terá a sua cerimônia na próxima segunda-feira (28).

Leia também: Botafogo x Peñarol: horário e onde assistir duelo pela semifinal da Libertadores