Gabriel Bortoleto é anunciado como novo piloto da Sauber; F1 volta a ter um brasileiro em 2025
Jovem de 20 anos assumirá vaga na equipe suíça ao lado de Nico Hulkenberg
06/11/2024 11h29
Gabriel Bortoleto, 20, foi anunciado na manhã desta quarta-feira (6) como novo piloto da Sauber a partir da temporada de 2025.
A empresa suíça de engenharia automobilística terminará 2024 trocando seus dois pilotos titulares: Valtteri Bottas e Guanyu Zhou deixam o time com destinos incertos, enquanto Bortoleto assume uma das vagas ao lado do alemão Nico Hulkenberg, atualmente na Haas.
Ele será o primeiro brasileiro titular na Fórmula 1 desde 2017, quando Felipe Massa se aposentou pela Williams. Desde então, o único representante do país foi Pietro Fittipaldi, que correu pela Haas nas duas últimas provas da temporada de 2020 substituindo Romain Grosjean, que se aposentou após um grave acidente no Bahrein.
Leia também: Rei Pelé ganha exposição imersiva em São Paulo
Com um contrato plurianual, ele deve disputar não apenas a temporada de 2025 pela equipe suíça, mas também a de 2026, quando um novo regulamento será adotado na Fórmula 1.
Líder do atual campeonato da Fórmula 2, e campeão da Fórmula 3 em 2023, ele já tem 30 pontos da superlicença (documento exigido para guiar na categoria) e, mesmo que não leve o título da F2 deste ano, conseguiria os dez restantes só por terminar a temporada, ao menos, em sexto lugar.
Bortoleto é assessorado há dois anos por Fernando Alonso por meio da A14. No ano seguinte, juntou-se à Academia de Jovens Pilotos da McLaren, responsável por lançar para a F1 nomes como Lewis Hamilton, Lando Norris e Oscar Piastri. Natural de São Paulo, ele começou a carreira no kart, brigando por títulos no Brasil e no exterior. Estreou nos monopostos em 2020, quando conquistou o quinto lugar na temporada da Fórmula 4 italiana.
Nas redes sociais, a McLaren fez um post no qual o parabeniza e indica que o brasileito está liberado de suas obrigações com o time britânico.
Leia também: Prime Video fecha com Liga Forte e transmitirá jogos Brasileirão a partir de 2025
REDES SOCIAIS